Publicidade publicidade | Portal Evangélico

FAMILIA

A maior expressão da soberania divina que forma e ajusta a vontade da sociedade,
Exibições: 5039 Comentários : 16

A Bíblia, na sua essência, define a Família como uma instituição divina constituída de marido, mulher e filhos. Na sociedade atual, o conceito foi acrescentado para conjunto de pessoas que vivem no mesmo domicilio, e isso de forma universal.

 

O Crítico, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor e ensaísta brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, autor do Dicionário AURÉLIO (2004), define a Família como uma Comunidade constituída por um Homem e uma Mulher, unidos por laço matrimonial e pelos filhos nascidos dessa união. Uma união de homem, mulher e filhos.

 

A Bíblia Sagrada, a maior fonte de sabedoria adotada pelos cristãos, e eleita “o Livro dos livros”, nos ensina que, o homem e a mulher são as peças fundamentais de uma Família. É deles que nascem as ordens familiares. Sendo, os dois, uma só carne, haja o que houver, a responsabilidade é de ambos;  pois quando Deus formou o homem e a mulher, Ele não tinha por prioridade apenas a união do casal resultando, restritamente, em acasalamento momentâneo, pelo o contrário, “Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”. (Gn. 2.24), O Salmista também diz que: “Deus faz que o solitário viva em Família” (Sl.68.6) E, de acordo com as leis humanas, esse é um ato de consenso na sociedade.

 

Essa Família, que hoje passou a ser denominada “A Família moderna” está sempre encontrando métodos diferentes de educar filhos, como por exemplo o acesso abusivo à tecnologia visual. Para Elinaldo Renovato (EBD-CPAD, Lição nº02, 2007) as Famílias estão sendo destruídas por novelas produzidas por pessoas distanciadas dos valores legitimamente cristãos. Quanto a isso, a Bíblia nos adverte no livro de Isaias: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem chamam mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo” (Is. 5.20).

 

Contudo, após a análise desse tema, e levando em consideração que a Família é a maior expressão da soberania divina que forma e ajusta a vontade da sociedade, aqui é lançado um desafio aos pais e aos filhos, às autoridades em modo geral, que nos unamos na luta pela dignidade da sociedade, através da valorização da Família.

 

 

Bibliografia:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Nova versão eletrônica - (2004), Editora Positivo. 2004. www.aureliopositivo.com.br

EBD, revista. LIMA, Elinaldo Renovato. Jovens e Adulto, Tempos trabalhosos, CPAD, 2007. São Paulo.

Bíblia Hábil, versão digital 1.3. www.habil.com.br/default.asp?id=BhSoftLink

Pb. Mário Marinho

Bacharel e Professor de Teologia. É supervisor da Congregação da Assembléia de Deus no Parque Rodoviário em Teresina – PI.

Pb. Mário Marinho

Comentários


Nallyne Soares - 11/03/2010 0:00:00

Parabéns pelo artigo irmão Marinhoo! ^^ A família é a instituição mais antiga da humanidade e possui um grande valor para a sociedade e para a igreja, pois além de ser única e espeical foi criada por Deus!

Maykon - 11/03/2010 0:00:00

Gostei muito do artigo irmão Mrinho é muito inspirador!

João Paulo - 11/03/2010 0:00:00

Eu louvo a Deus pela sua vida ir Marinho, gostei muito desse artigo pois é mensagens como essa que esta faltando em muitas das nossas igrejas pois a familia é uma instituição suprema pois todas as outras instituiçoes do mundo dependem da familia para o sucesso,Bom seria se tivessemos realmente um trabalho voltado para as familias da igreja,pensamos que as familias precisam de uma palavra uma vez por ano enquanto que amídia está nos bonbardeando cotidianamente com mensagens contrarias as familias, Temos que fazer muito mais pelas familias não só das igrejas mais da sociedade como um todo e vem uma pergunta que não quer calar que trabalho voltado á igreja do século 21 tem para as familias que não estão dentro das nossas igrejas será que estamos resumidos só dentro de quatro parades que o senhor Deus nos dê uma visão ampla a respeito desse assunto e outros !

Davi Ribeiro - 11/03/2010 0:00:00

Prof.Marinho,coisa linda que Deus te deu;esse artigo.A Familia realmente
è a base de tudo,e nos ultimos dias o homem tem tirado a essencia dessa instituição divina com as suas loucas ideias modernista,vele apena realmente meditar o que è uma FAMILIA.Parabens.

Emilene - 11/03/2010 0:00:00

A família é a base de tudo na sociedade, por isso a importância dela começar baseada no amor não apenas no compromisso.
Parabéns pelo artigo, muito interessante.

Thomas Jefferson - 12/03/2010 0:00:00

O que é que eu posso dizer... absolutamente perfeito...o artigo nos mostra o q realmente deve ser o nosso conceito de família!!!

Suely Lima - 17/03/2010 0:00:00

Parabéns pela reflexão sobre a Família, pois além de ser uma instituição aprovada por Deus, a Família é a base de uma sociedade.
Louvo a Deus pela família que tenho.A sua família também é linda! Que possamos dizer SEMPRE como disse Josué:"Eu e minha casa serviremos ao Senhor!"

Elidiany - 19/03/2010 0:00:00

Tio,que o Senhor continue lhe dando sabedoria e abençoando sua/nossa família conservando sempre unida.
Formar uma familia e viver em hamonia é uma tarefa desafiadora, mas quando duas duas pessoas se unem em amor e com o mesmo propósito creio que fica mais fácil.

Edinho - 21/03/2010 0:00:00

FICO MARAVILHADO EM VER UM ARTIGO DESSES SENDO EDITADO E FICAR AO ALCANCE DE MUITOS, ESPERO QUE VEJAM A SINCERIDADE DO PASTOR NESTAS LINHAS, E OBSERVE CADA PALAVRA ESCRITA NESTE ARTIGO ;MUITO NTERESSANTE
UM FORTE ABRAÇO
QUE DEUS TE ABENCOE MUITO MAIS !
A PAZ DO SENHOR.

ivone - 24/03/2010 0:00:00

parabens irmao marinho pelo comentario se expressor bem e a familia a base de tudo......

clara emanuele - 26/03/2010 0:00:00

Parabéns irmão marinho, o artigo esta otimo ta de parabéns
e é verdade a Familia é a base de tudoo!!

Reginaldo - 09/04/2010 0:00:00

Valeu, torso por sua vida para que Deus cotinue lhe abençoando

Rosi Andrade - 17/04/2010 0:00:00

Parabens Tio Marinho! Concordo totalmente com o que vc escreveu. Pois hoje escolhemos passar um bom tempo em frente da Tv e nao pensamos no que estamos perdendo de valioso que é o amor da familia, a união, o diálogo... e etc!
Parabens mais uma vez, que Deus abençoe sua familia que eu tambem tanto amo!!!

Abraão - 10/06/2010 0:00:00

Belo artigo Pr.
Muito bom ver um artigo tão bonito sobre o verdadeiro valor o amor familiar!!

Samantha - 27/08/2012 14:03:29

Até reconhecer Jesus com meu unico salvador, e entender o valor da familia. Não tinha interesse nenhum em me casar, dizia que ia ter filhos de inseminação artificial para nem terem pai e esses naõ me darem problemas futuros. E Deus é tão bom que foi despertando em mim esse anseio de ter uma familia, e uma das primeiras coisas que fiz ao me converter foi oficializar a minha união com meu esposo. E hoje, penso que a familia é o bem maior que temos. E sou muito feliz por ter uma familia com pai e mão para educar e criar osmeus filhos.

luiz batista de lima - 01/11/2012 16:37:05

Quero parabenizar este maravilhoso artigo sobre a família precisamos muito destes artigos espalhados por estas redes sociais para que as pessoas saibam o que é realmente família, pois existem muitas deturpações com este tema

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Sexo antes do casamento é pecado? 2014-10-04 11:08:26

Em primeiro lugar, é importante considerar o significado do termo grego porneía

Direção defensiva 2014-10-04 10:58:23

Estar à frente de uma empresa, ou na liderança de um grupo, é como estar atrás de um volan

Protagonista ou figurante? 2014-09-09 17:11:08

Acredito que houve um cuidado especial de Deus, ao escrever cada história

Teologia Reformada 2014-09-09 17:02:55

Uma Breve Reflexão para Jovens Arminianos Simpatizantes das Ideias Calvinistas

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.