Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Jeroboão, o líder que seguiu o seu próprio caminho.

Deus concedera a Jeroboão um grande privilégio e responsabilidade. Caberia a ele zelar e honrar a escolha soberana de Deus.
Exibições: 43071 Comentários : 36

Relativizando e negligenciando os princípios estabelecidos na Lei de Moisés, Salomão tomou para si mulheres estrangeiras que lhe perverteram o bom senso, levando-lhe a prática e a promoção da idolatria. O clima de insatisfação com a administração de Salomão havia se agravado entre as tribos do norte pela alta carga de impostos que cobrava.

Foi neste contexto que a palavra de Deus veio a Salomão nos seguintes termos:

“Visto que assim procedestes e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo. Contudo, não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o tirarei. Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi”. (1 Rs 11.11-13, ARA).

A sentença estava decretada. Deus estabelece e remove líderes, verdade esta negligenciada por muitos na atualidade, fato este evidenciado pela maneira com que lidam com os negócios do Reino.

Mas, quem seria este servo de Salomão a quem Deus daria parte do Reino? Seu nome, Jeroboão, filho de Nebate, efraimita de Zereda, homem corajoso, habilidoso e aplicado em suas responsabilidades e trabalho. Enquanto servia a Salomão na edificação de Milo, suas qualidades fizeram com que ele alcançasse a confiança do rei, conquistando assim o cargo de supervisor do trabalho forçado da casa de José.

Foi durante esse tempo que a vontade de Deus para com Jeroboão lhe foi claramente manifesta:

“Sucedeu, nesse tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo. Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel. Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai. Porém não tomarei da sua mão o reino todo; pelo contrário, fá-lo-ei príncipe todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem elegi, porque guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, a saber, as dez tribos, e tas darei a ti. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.” (1 Rs 11.29-36, ARA)

Todo o texto exalta a soberania de Deus evidenciada na força e modo dos verbos empregados: “rasgarei”, “darei”, “tomarei”, “fá-lo-ei”, “elegi”. Somente Ele é absolutamente capaz de decidir quem governa, comanda, preside e serve ao seu povo em posição de autoridade. Estatutos e regimentos internos de igrejas e convenções, apesar de suas importantes funções em termos organizacionais e normativos, não prevalecem diante da determinação e escolha soberana de Deus. Para Jeroboão ele disse: “Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel”. (1 Rs 11.37, ARA)

Não há no texto condicionante alguma para a decisão de Deus. Ele disse, ele faria. O Senhor iria intervir na história se apropriando de situações e circunstância para fazer com que a sua vontade se cumprisse. Jeroboão seria rei.

Creio firmemente, e tenho experiência própria, de que o Senhor ainda cumpre na íntegra as suas promessas na vida daqueles a quem escolhe soberanamente e graciosamente para servir ao seu povo. Deus nem sempre trabalha seguindo a lógica humana. O seu candidato nem sempre é o candidato do povo ou de algum ministério. Entendo também, que por razões que estão acima de nossa compreensão limitada e humana, Deus permite que homens não vocacionados ou chamados por Ele ocupem cargos de liderança sobre o seu povo. Mas, se engana quem pensa que Deus ficará alheio a todas as armações, esquemas, articulações sujas e jeitinhos que norteiam atualmente boa parte dos processos eletivos e sucessórios em igrejas e convenções de ministros evangélicos no Brasil. No tempo certo, Deus intervirá com juízo e disciplina sobre quem o desonra, que pisa sobre a sua Palavra promovendo os mais abomináveis atos e escândalos. Sim, creio firmemente que Deus cumprirá na íntegra o que prometeu a seus servos! Deus cumprirá em nós a sua vontade soberana.

Deus concedera a Jeroboão um grande privilégio e responsabilidade. Caberia a ele zelar e honrar a escolha soberana de Deus. O Senhor advertiu o futuro rei, afirmando que a sua prosperidade no trono estaria condicionada a sua obediência plena:

“Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel”. (1 Rs 11.38, ARA)

Observe que Jeroboão precisaria se submeter ao que já estava estabelecido em termos de estatutos e mandamentos (Palavra escrita), e ao que Deus ordenaria e orientaria circunstancialmente (Palavra oralizada), durante o exercício de sua liderança.

Ao saber dos fatos acima, Salomão procurou matar a Jeroboão, que estrategicamente fugiu para o Egito, para ali aguardar o trabalhar de Deus. Bom é aguardar o trabalhar e o tempo de Deus. Tenhamos a paciência e a confiança que o Senhor está neste momento trabalhando para nos colocar no lugar que disse que nos colocaria, aliás, lugares estes que geralmente não pedimos e não buscamos, mas que aceitamos por obediência e amor ao Senhor. Lugares e cargos, que apesar de outorgar algumas honras, são acompanhados por muito labor e sofrimento.

Salomão morreu, e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar. Por esse tempo, Jeroboão retornou do Egito e se uniu ao povo clamando ao novo rei por uma administração mais justa e humana. A insensatez e a insensibilidade de Roboão diante do pedido (1 Rs 12.14) agravou o descontentamento do povo. A explicação do episódio é narrada da seguinte maneira:

“O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque este acontecimento vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha dito por intermédio de Aias, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate”. (1 Rs 12.15, ARA)

Deus estava trabalhando em meio às circunstâncias.

Indignado pela dureza das palavras de Roboão, o povo das tribos do Norte romperam com o rei, provocando uma rebelião generalizada, para em seguida, conforme a palavra do Senhor, fazerem de Jeroboão rei sobre eles. Tal atitude só não causou um grande derramamento de sangue por causa da intervenção divina (1 Rs 12.24).

Jeroboão, filho de Nebate, efraimita de Zereda, e cuja mãe era mulher viúva, ocupava agora o lugar que o Senhor lhe tinha reservado. Para se manter rei, e contar com a contínua bênção de Deus, só precisava obedecer aos mandamentos e estatutos do Senhor, e seguir as suas orientações.

Um fato, porém, começou a preocupar e a intrigar Jeroboão. Uma vez que a Casa do Senhor, lugar de adoração, se encontrava em Jerusalém, e que esta estava sob o governo de Roboão, pensou o seguinte:

“Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do Senhor, em Jerusalém, o coração dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá.” (1 Rs 12.27)

Observe que o pensamento racional de Jeroboão colocava em dúvida a palavra e a fidelidade daquele que lhe escolhera, que lhe estabelecera na condição de rei, e que lhe fizera promessas de estabilidade, o Senhor. Jeroboão passou a entender que a sua permanência no governo dependia primeiramente (e talvez exclusivamente) do estado do coração do povo, e não da soberana vontade de Deus. Dessa forma, precisaria dar um “jeito” de impedir tal coisa. Em sua loucura, em vez de cair de joelhos diante do Senhor, confessando a sua incredulidade e pedindo-lhe uma direção, buscou conselhos com quem não tinha condições de sabiamente lhe orientar.

Temos aqui mais um claro retrato de situações que são vivenciadas nos dias atuais, onde líderes, diante do medo de serem removidos dos lugares que Deus os colocou (partindo deste pressuposto), agem de acordo com as suas racionalizações, e passam a seguir as orientações de conselheiros em pior situação espiritual que a deles. Em vez de confiarem em Deus, e de buscar a direção do altíssimo, buscam um caminho alternativo. Neste caminho alternativo, seguem a lógica maquiavélica de que os fins justificam os meios quando a posição do “príncipe” é aparentemente ameaçada.

No caso de Jeroboão, ele ofereceu ao povo um culto alternativo, que implicava na prática de idolatria (1 Rs 12.28-30), construiu nos altos santuários alternativos (1 Rs 12.31a) e constituiu sacerdotes alternativos, que não eram filhos de Levi (1 Rs 12.31b). Para finalizar, a seu bel-prazer, marcou dia e mês, e fez uma grande festa para celebrar a sua insensatez.

Para não perderem o reinado, algumas lideranças na atualidade oferecem ao povo cultos e lugares sagrados alternativos, onde a adoração a Deus é banida, e o foco se volta para os “objetos sagrados” ou para as “necessidades humanas”. Para administrar e ministrar nos lugares sagrados e em seus cultos alternativos, os tais líderes promovem uma seleção de candidatos, que devem enviar o seu currículo, e assim, caso aprovados, são aproveitados como “sacerdotes alternativos”. Os “sacerdotes alternativos” se multiplicam a cada ano, principalmente em período de eleição para presidente de igreja e convenção, na medida em que são “consagrados” e “ordenados” para votar em quem os consagrou, ou naquele que por ele é apoiado. Não importa a chamada (ou vocação espiritual), mas o voto dos “sacerdotes alternativos”, que colocará ou manterá o “rei” no poder.

Mesmo sendo punido e advertido pelo Senhor, Jeroboão resolveu seguir o seu caminho:

“Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote dos lugares altos”. (1 Rs 13.33, ARA)

Infelizmente, há líderes que por mais que sejam alertados, não se converterão dos seus pecados. Para estes, o juízo divino é inevitável (1 Rs 13.34; 14.7-16).

Jeroboão foi agente de seu próprio fracasso. Ele teve a oportunidade, mas, não soube aproveitá-la. Jogou fora e destruiu com as próprias mãos o que poderia ter sido um belo governo. Maculou a sua biografia, tornando-se exemplo de como não se deve proceder na condição de líder estabelecido por Deus.

Senhor, faze-nos enxergar a nossa insensatez, e livra-nos do caminho de Jeroboão.

Pr. Altair Germano

Pastor, teólogo, pedagogo, escritor e conferencista. Atualmente é o 1º Vice-Presidente da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE (COMADALPE), Vice-Presidente do Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB.

Pr. Altair Germano

Comentários


KARULYNE ALVES FEITOSA - 10/01/2012 1:25:15

TUDO ISSO ME FEZ REFLETIR SOBRE O QUANTO É IMPORTANTE ESPERARMOS
EM DEUS E SERMOS OBEDIENTES.SE DEUS PROMETEU ELE CUMPRIRA, MESMO NA ADVERSIDADE ELE TE GUARDARA. A PORTA QUE DEUS ABRE HOMEN NAO FECHA. PAZ ............ FIQUEM COM DEUS.

poiluta - 24/01/2012 17:50:55

adro esse programa

eliana - 20/02/2012 11:25:54

esta passagem fez com que eu refletisse e com paciência espere no tempo do SENHOR!!!!

Heitor Folgierini - 24/03/2012 21:39:56

Este texto bíblico nos leva a refletirmos quem somos e o que podemos fazer se estivermos SEMPRE na dependência de DEUS. Parabenizo ao Pr.Altair Germano(PE) pelo texto edificante.

ELIZANGELA - 16/08/2012 12:44:24

muito boa esta mensagem!!

eder - 20/08/2012 20:57:08

DEUS age nas horas que nos menos esperamos e so apenas nos confiarmos nele e o mais ele fara....AMEM

ROSELI - 24/08/2012 15:34:32

gostei, muito bom aprender mais e mais da palavra de DEUSE5N3C

goianinho - 04/09/2012 0:49:09

tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito..., está liçao serve de advertencia para muitos lideres de hoje, onde sente se ameaçado por medo de perder a membresia para uma outra denominação ou até mesmo para o mundo, criam inovações para cativar os seus fiéis ao inves de buscar em Deus uma direção. o pior é que em muitos casos não busca uma inovção baseado na palavra de Deus, e sim nos moldes muldanos(costume das nações)tais como shows gospel(cobrando entrada), festival gospel(competição) boate gospel e etc..., trazendo o mundo para dentro da igreja, pecando e fazendo o povo pecar.

Darci - 05/10/2012 0:52:03

Graça e Paz!

Primeiramente, maravilhosa essa palavra.
Estava pesquisando sobre a vida de Jeroboão afim de colher mais material para uma ministração no meu ministério (1RS:13)e, ao refletir nessa palavra onde o tema será OUVINDO A VOZ DE DEUS, pude perceber que nessa passagem que citei encontramos três pessoas que, embora tivessem responsabilidades de ministério, preferiram ouvir a própria voz do que a voz de DEUS. São eles: Jeroboão, o profeta enviado por DEUS para predizer contra o altar e acaba desobedecendo a ordem de DEUS para não retornar pelo mesmo caminho, nem comer pão ou beber água naquele lugar e o profeta velho que convida para ir a sua casa, dizendo mentirosamente que o Anjo do Senhor o havia mandado.Dou graças por essa palavra abençoada.

carlos do nascimento souz - 06/10/2012 18:31:04

Há pouco mais de um mês para ser consagrado a evangelista,louvo a DEUS por essas palavras,pois vejo nelas várias placas de alertas espirituais e que nos exorta quanto ao cuidado que devemos ter para não sermos egocêntricos e deixarmos DEUS nortear nossas vidas. Louvo a DEUS pela sua vida pastor que teve essa feliz iniciativa de postar essas mensagens,alimentos puros,sem agrotóxicos e que só faz bem à nossa alma. Abraços.

Emerson gomes - 28/10/2012 16:29:34

Muito bom mesmo a glória seja dada a Jesus ,mas foi muito edificante pra min.Deus continue te dando sabedoria para criar artigos como este ou melhor para a Glória do Deus vivo.

claudia alheiro do bonfim - 20/11/2012 14:50:28

vejo quanto o povo se atrapalha com a simplicidade de Deus pai.Deus só queria que geroboão reince,que ele seguise os principios de Deus só isto,mas veja que confunção.

junior - 03/12/2012 12:45:21

Deus é fiel

Luiz Carlos - 31/12/2012 19:10:39

E por ouvir a palavra de Deus e seguir conselhos de homens, que estão debaixo da vontade de Deus, que aprendemos a lidar com muitas situações dentro de nossas igrejas. Deus te abençoe sempre.

altair - 05/01/2013 16:35:04

Deus continue abençoando nossos lideres pra nao seguir a jeroboao

SAMUEL R - 31/01/2013 15:18:50


EU GOSTEI MUITO DESSA PALAVRA PORQUE ELA NOS TRÁS UMA COISA MUITO BOA DE VIVER NOS CAMINHOS DE DEUS OBEDECER A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS PORQUE DEUS É E SEMPRE SERÁ O MAIOR E UNICO.

antonio marcos - 24/02/2013 12:24:48

irmãos vamos da valor a palavra de DEUS antes que seja tarde demais porque jesus estar voltando para levar a tua igreja não vomos brincar de ser crete na casa do SENHOR meus amados fique firme porque fiel é o SENHOR que vos confortará e guardará do maligno e confiamos de vós no SENHOR que não só fazeis como fazeis o que vos mandamos ora o SENHOR encaminhe o vosso coração na caridade de DEUS e na paciÊcia de CRISTO que JESUS te abençoe muito nesse ano de 2013 fica com

sandro pinheiro da costa - 23/04/2013 18:25:37

Irmãos , estou a dois anos na igreja do SENHOR , as lutas contra a carne e suas paixões , foram muitas , mas ultimamente , DEUS , tem aberto meus olhos espirituais , para compreender com mais clareza sua soberana vontade. O importante é Esperarmos com paciência no SENHOR ,e não retrocedermos jamais , embora possamos cair , temos de confiar no SENHOR para nos levantar. Ao tentar resolver as coisas a nossa maneira ,agimos como JEROBOÃO , esperar com paciência no SENHOR e confiarmos totalmente nele , não é uma atitude fácil de se tomar, mas é a únia atitude correta. Confie em DEUS , ele nunca te deixara para trás. Que DEUS vos abençoe!!!!!!

Reginaldo Carlos - 05/11/2013 13:33:08

Obrigado por este rico comentario que o Senhor nos propos atraves do seu rico conhecimento Pastor

oziel pessoa - 08/11/2013 0:36:33

os pecado de jeroboão foi tão grave que Deus usou para repreende muito Reis,do norte e do sul.

pastor daniel pires - 05/01/2014 16:29:05

maravilhosa explanação ao tocante principal a conduta de Jeroboão ,. otima que DEUS muito o abençoe,.

Tentando Ser Curado - 28/01/2014 21:42:34

Sou pastor auxiliar em um ministério onde o PASTOR PRESIDENTE é um Jeroboão, onde, com medo de perder sua posição, seu prestigio, seu reconhecimento e suas ovelhas, mata os profétas que estão debaixo de seu reinado e levanta sacerdotes alternativos para apoiar todos os seus desejos... é triste...
Mais ainda bem que existem Homens de Deus que se levantam para trazer clareza espiritual pra noiva de Cristo
Deus o Abençoe sempre!!!

Antonio Carneiro - 25/04/2014 18:07:40

Obrigado pastor pelos exclarecimentos sobre a vda destes reis de Israel, exemplos a serem evitados por nós.

Edmilson - 04/05/2014 16:26:41

Quem é o José de 1 REIS 11, 28 Responda-me
Estou precisando desta resposta ajude-me

ozorina mendes - 06/07/2014 21:07:11

Amaior arma para servimos ao SEnhor JESUS e´a obediencia .Devemos está com nossos ouvidos Espiritual atendos para a vontade de Nosso Pai eterno gue é boa perfeita e agradavel DEus ilumine cada dia nossa s vidas DEus abençoõe muito o senhor Pastorx23x)

ozorina mendes - 06/07/2014 21:08:39

Amaior arma para servimos ao SEnhor JESUS e´a obediencia .Devemos está com nossos ouvidos Espiritual atendos para a vontade de Nosso Pai eterno gue é boa perfeita e agradavel DEus ilumine cada dia nossa s vidas DEus abençoõe muito o senhor Pastor)

Levi - 22/08/2014 22:01:13

"Para o nosso ensino foi escrito!"
Vários ministérios estão nas mãos de líderes como Jeroboão. Lideram para a desobediência, conduzem para a morte espiritual e para longe da verdade divina. Na Igreja Primitiva, os separados para os muitos ministérios eram indicados pelo Espírito Santo, escolhidos mediante orações e jejuns de todos os crentes, quem dera ainda fosse assim. Hoje não são observados critérios essenciais para aqueles que vão cuidar do rebanho, entre os quais podemos destacar ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, TER BOM TESTEMUNHO DOS CRENTES E DOS INCRÉDULOS, SER MARIDO DE UMA SÓ MULHER, NÃO NEÓFITO, ACOMODADO AS COISAS HUMILDES, NÃO DIFAMADOR, QUE GOVERNE BEM A SUA PRÓPRIA CASA, ETC.
Se um futuro ministro de Deus tiver estas qualificações ainda deve esperar o aval principal: "DISSE O ESPÍRITO SANTO, SEPARAI-MO PARA A OBRA QUE TENHO", é isto que falta a muitas denominações.

ramos - 26/09/2014 14:40:20

Que mensagem poderosa,que aprendamos a esperar no Senhor,e confiar nele.Se o homem não te separou não se desispere,se Deus te chamou quem é o homem que pode empedir,e quem tentar impedir pode morrer como saul,que queria impedir o reinado de Deus sobre a vida de Davi.Deus continue a te abençoar Pastor.

Luiz Cláudio G. de S. - 21/10/2014 10:26:09

A mensagem é atual e maravilhosa para aqueles que querem realmente viver na graça e comunhão com Deus, e rever tudo aquilo que nos impede de nos alcançar de todos os benefícios do senhor.

patrick lima de azevedo - 29/11/2014 12:09:14

que o eterno te abençoe cada dia maispr

Heliosilva rodrigues - 11/05/2015 22:26:43

se seguirmos a vontade de Deus seremos vitoriosos !!! temos que ser obedientes a Deus ele é o nosso refúgio

heberson batista - 18/05/2015 20:17:30

que mensagem tremenda,mensagem de vida espiritual onde devemos nos colocar por completo as vontades do pai celestial e jamais tomar qualquer atitude sem antes lhe consultar;a paz do snhor a todos !

jeanderson soares - 05/08/2015 14:55:18

amem, gostei deste tema uma hermineltica que podemos estudar mais nas nossas congregacão, hoje e tantos jeroboão com carterinha de pastor, e tantas igrejas seja tantos altares

Celso - 19/08/2015 7:59:36

Pastor o que é constitui sacerdote em lugares altos.

João Marques Gallo - 13/02/2016 22:34:13

Meu irmão, é muito triste saber que no meio cristão existe pessoas assim. Eu tenho convivido infelizmente com esse tipo de pessoa dentro de minha denominação. Mas confio em Deus, fui chamado por ele para o servir, e sei que ele me dará sabedoria para não desviar-me do Seu propósito. A paz de Cristo.

Mellany - 16/06/2016 8:49:19

Pastor, Deus o abençõe ainda mais por essa excelente explicação dessa passagem biblica .

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.