Publicidade publicidade | Portal Evangélico

A mulher foi criada para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor


Exibições: 14167 Comentários : 38

Outro dia estudando a bíblia fui buscar entender o verdadeiro motivo pelo qual a mulher havia por Deus sido criada e fiquei muito feliz com tudo aquilo que a palavra de Deus me revelara.

“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:5-7)

" E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:5-7)

Quando Deus criou a terra compreendera que era necessário alguém para cuidar de toda à sua criação, alguém que pudesse dominar sobre a terra e sobre os animais. Deus criou o homem, na sua perfeita sabedoria criara um ser superior a tudo que havia criado; um ser com capacidade para administrar a terra e tudo que nela havia. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, viu que estava bom, porém como é onisciente percebeu que não era bom que o homem ficasse só.

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gênesis 2:22)

Então Deus criou a mulher. Analisando o contexto bíblico podemos afirmar que Deus criara a mulher para que a mesma fizesse companhia ao homem. Sim, tudo bem, Deus criara a mulher para que o homem não estivesse só, porém, este não foi o único motivo pelo qual a mulher foi criada. Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Deus não estava criando apenas uma companheira, mas também alguém que pudesse ajudá-lo, auxiliá-lo; não um ser qualquer, se o objetivo fosse apenas fazer companhia Deus poderia ter presenteado a Adão com um cachorro, sim, cachorro são ótimos companheiros. Se o objetivo de Deus fosse somente providenciar alguém que ajudasse Adão, poderia ter lhe presenteado com um burro de carga, mas não, Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Ou seja, Deus estava presenteando Adão não com uma companheira ou ajudadora qualquer, mas com alguém idôneo, ou seja, alguém apto, capaz e adequado.

Quando Deus criou a mulher, ele criou um ser também dotado de habilidades, e capacidades, alguém que como Adão também fosse semelhante a ele. Mas não para por aí, as mulheres foram criadas para um propósito maior.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; ( 1 João 4:16)

A palavra de Deus nos ensina que Deus é amor e que tudo que ele faz por nós é por amor. Quando Deus criou o homem, ele não criara uma máquina para administrar à sua criação. Deus criara alguém à sua imagem e semelhança. Alguém que pudesse desenvolver alguns de seus maiores atributos o AMOR.

Como que o homem poderia aprender a amar? O homem estava numa posição superior a dos animais e numa posição inferior a de Deus. O homem era SENHOR dos animais e SERVO de Deus. É quase impossível nós seres humanos amar com a mesma intensidade uma espécie diferente. Amamos os animais, mas por maior que seja esse amor, nunca alcançará a mesma proporção com que amarmos outro ser humano. Existe um limite para este tipo de amor. E Deus? Deus é divino, e visto por Adão como alguém muito superior, com certeza Adão desenvolveria vários sentimentos por Deus, mas será que de fato ele conseguiria em algum momento amá-lo?
Deus criara um ser igual ao homem, apto, capaz, adequado, alguém à sua altura, alguém que ele pudesse tratar de igual para igual. Alguém que juntos pudessem aprender gradativamente o que é o amor.

A mulher foi criada, para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor. Deus poderia ter criado a mulher da mesma forma que criou o homem, no entanto Deus decide criar a mulher de um pedaço do homem. Sim, você sabe o que é arrancar um pedaço do seu corpo? Agora Adão é presenteado por Deus com uma criatura semelhante a ele, para que pudesse fazer-lhe companhia, ajudá-lo e automaticamente completá-lo. Sim, o pedaço que faltava no corpo de Adão agora se completava com Eva. A mulher foi criada para completar o homem e automaticamente apresentá-lo o amor. Adão amava a Eva e principalmente a Deus por ter lhe dado tão grande preciosidade. Adão ama a carne de sua carne.

E Eva como poderia conhecer na mesma proporção este amor? A partir do momento em que Eva dá a luz, ela tem a oportunidade de entender na mesma proporção o amor de Adão. Filhos com certeza são carne da nossa carne. Eva ama seus filhos, carne da sua carne, ama a Adão que lhe presenteou com tal preciosidade e automaticamente ama a Deus o responsável por tudo isso.

A mulher foi criada para apresentar o homem este sentimento tão divino: O amor. O objetivo disso tudo? Fazer com que todos possam mutuamente se amar e juntos amarem a Deus. Compreendendo numa dimensão menor, como funciona o amor de Deus nas nossas vidas.

Mônica Bastos

Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista. 

Mônica Bastos

Comentários


Mônica Bastos - 20/01/2014 2:20:32

Olá Eddie tudo bem?Muito bom receber a sua opinião.Não vou questioná-la porque percebo que não há nenhuma base bíblica para a sua colocação.Se não há base bíblica dá-se a entender que seus conhecimentos são muito poucos.Como seus conhecimentos são poucos nada do que eu disser vai fazer sentido, e isso vai gerar conflito.Porém se quiser realmente aprender e compreender mais sobre o assunto tratado no texto, entre em contato que passo o meu e-mail.Desculpa aprendi com a palavra de Deus:
" Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos." (1 Tessalonicenses 5:14)
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." (Efésios 4:29)
Que Deus o abençoe.

Cássia - 23/01/2014 19:59:58

Amei o texto, nos traz edificação! Que Deus continue te usando, e te concedendo Graça e Sabedoria, para a Glória Dele.

Mônica Bastos - 29/01/2014 0:02:42

Amém Cássia.Abraços.

Júlio Mateus Macieira - 21/03/2014 9:27:57

Ótimo texto, parabéns!

Mônica Bastos - 24/03/2014 0:16:24

Júlio Mateus, é muito bom saber que gostou do texto.Obrigada!Abraços.

francisco ericleudo santa - 24/03/2014 13:45:28

nos devemos estar disposto a amar aquele vizinho briguento,aqueles drogados,aquelas prostitutas sim,como diz esta palavra deus nos deixou um dos maiores atributos AMOR. nos como igreja devemos mostrar nosso amor ao proximo!!!!

Mônica Bastos - 25/03/2014 0:29:41

Pois é Francisco, o Senhor nos criou para que pudêssemos amá-lo e também amar a todos os outros seres humanos.Amar o próximo como a nós mesmos é mandamento do Senhor.Grande abraço.

valéria - 09/04/2014 20:48:39

gostei!!

MÔNICA BASTOS - 25/04/2014 13:32:30

Valéria, estou feliz que tenha gostado.
Beijos no coração.

Pensem criticamente - 10/10/2014 12:44:06


Seu texto explica e não convence!
Primeiro as escrituras foram adulteradas. O relato que temos em Gênesis não é o original. Se Deus criou a mulher para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor,por que existem tantas desgraças?
O homem já estava decaído se fosse uma criatura perfeita jamais sentiria a falta de uma fêmea feita de um pedaço do seu corpo.
História essa mal contada e mal interpretada para manipular a humanidade.

Mônica Bastos - 10/10/2014 18:42:53

Você está completamente correto quando diz que o texto não convence ninguém, até porque esse não é o nosso objetivo, pois sabemos que esse poder não pertence a nós: "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo."(João 16:8)
Quanto a questão das "desgraças" que segundo você existem, é justamente por falta de amor. Os seres humanos infelizmente não aprenderam a amar o próximo, de outra forma, cuidariam uns dos outros.
E obrigada por participar com o seu comentário, pois o mesmo só nos mostra o quanto a palavra de Deus explícita neste site tem surtido efeito, ou seja, incomodado.De outra forma não teria perdido o seu tempo, lendo e comentando.Essa palavra foi diretamente ao fundo da sua alma, trazendo você aquela verdade que sabe que existe e no entanto não quer enxergar.Como percebemos isso? Nitidamente através dos ataques, as pessoas muitas vezes atacam para se defenderem. Não precisa se defender, suas escolhas não nos dizem respeito, é livre para fazer tudo aquilo que quiser, porém, não tente manipular a palavra de Deus para buscar justificativas para as suas escolhas.Você pode fazer escolhas, mas saiba que muitas dessas escolhas serão equivocadas, sendo assim, não use de ataques para sentir-se melhor."Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (1 Coríntios 10:23)
Eu Mônica Bastos, não estou aqui para manipular ninguém, até porque penso que as coisas de Deus são muito preciosas para serem desperdiçadas.Valorizo muito aquilo que tenho recebido do pai,por conta disso acredito fielmente: "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." (Mateus 7:6)
Tentar mudar a sua visão, jamais, meu tempo é muito precioso e até aprendi com o pai:"Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras." (Provérbios 23:9)
Volte sempre, teremos o maior prazer em recebê-lo, mesmo que seja para criticar.

César - 24/03/2015 18:05:09

I Timóteo
Capítulo 2

12 - Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Robson Rene - 06/05/2015 14:19:33

Apreciei sua percepção. Parece-me que o casamento é uma "Academia Cristã", os elevados ideias de amar o próximo, considerar o outro superior a si, dar a outra face, abrir mão em função do outro (kenosys) entre tantos outros que fazem um mundo melhor e evidenciam o cristianismo precisam ser exercitados no lar, onde temos todos os recursos para tanto pois nele fomos munidos de AMOR. Naturalmente, não faze-lo em casa, invalida todo discurso ou prática aparente, talvez por isto quem não cuida dos seus é pior que o infiel.
Parabéns pelo texto, forma e conteúdo!

Mônica Bastos - 09/05/2015 23:41:56

Robson Rene, obrigada! Acredito que tudo o que nós queremos desenvolver dentro de uma sociedade, precisamos de antemão fazê-lo em casa.Não adianta sermos bons cristãos na Igreja e não sermos bons cristãos em casa.Antes se me tornar a melhor profissional, preciso antes de tudo ser a melhor mãe, esposa, filha, irmã...Quando conseguir tudo isso, o resto fica fácil.

marcos mote - 24/06/2015 19:32:11

Pra mim a Mônica ficou com inveja e com certeza é uma sembleiana conhecida que le blibia de capa a capa e se acha pra mim o texto e lindo nos faz amar cada dia mais e dar valor a nossas mulheres ...

William da rosa leon - 30/08/2015 1:01:52

muito bom..

te pessoas que e irmãos que o EU toma conta...

e acabaa se achando mais deus honra o humilde de coração

Mônica bastos - 02/12/2015 0:08:34

Marcos Mote e William da Rosa, grande abraço.

Alexandre de Sousa - 19/01/2016 21:48:03

Estavamos no seculo 20 ha poucos anos e não acredito que esses textos antigos sejam considerados palavra de Deus, se for verdade, então esse Deus é muito analfabeto e ignorante. Diz a biblia que uma parte das aguas foi feito rios e mares e a outra foi feito o firmamento onde fica as estrela. É claro que a substancia agua ou H2O é muito abundante no universo, mas dizer que o firmamento é feito dela é coisa da imaginação de um analfabeto da epoca e não de Deus, que diria algo proximo do que é comprovado pela ciencia .

Fernando - 22/01/2016 10:00:42

Pra dizer besteira é só abrir a boca, pra provar as besteiras ditas é preciso muita imaginação.
-
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
Gênesis 1:6-10

Mônica Bastos - 02/02/2016 18:24:30

Fernando e Alexandre, abraços.

Claudia - 17/06/2016 11:41:35

Ótimo texto, vou compartilhar uns trechos! Bjs, bom fds!
Cláudia.

IRENICE DANTAS - 17/07/2016 14:49:10

Parabéns Mônica pelo ensinamento com grande embasamento biblico e que tem me ajudado muito como conselheira conjugal. Que Deus continue a te usar como canal de bençãos para muitos que precisam de direção espiritual. Abraço!

Eclipse - 18/08/2016 7:03:33

A mulher foi criada para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor? Esse pensamento se encontra em que parte da escritura?
Eva só poderia reconhecer o amor de Adão se desse a luz? Então ela não amava a Adão?

Karla Brum - 27/08/2016 14:18:12

Mônica, parabéns por suas colocações sábias, firmes e ao mesmo tempo humildes e usadas com o temor daquele que serve a Deus! Que o Senhor a sustente em todos os seus caminhos! Forte abraço!

Gilberto - 03/09/2016 11:26:04

Para o Fernando e o Alexandre que estão questionando a questão da separação das águas, o texto se refere as nuvens que formam a atmosfera da terra. Não há como negar o enorme volume de água que estas possuem. Fontes:
://.megacurioso.com.br/fenomenos-da-natureza/36360-e-possivel-calcular-o-peso-de-uma-nuvem-.htm
s://fisicafacil.wordpress.com/2011/04/02/toneladas-de-agua-no-ar/

Miguel M.Conrado - 18/09/2016 15:54:47

Gostei muito desta explanação muito bem pensado, que Deus te abençoe muito.......Pastor. CONRADO. Miguel M.Conrado

Crise existencial - 26/10/2016 23:06:02

Esse texto não respondeu meus questionamentos:

-Deus queria que Adão aprendesse o amor carnal? porque a gente pode amar os animais sim ( não com conjunção carnal).
-Deus criou Adão a imagem e semelhança dele porém Eva foi criada para satisfazer as necessidades carnais de Adão ( pelo que entendi no texto).

Depois a bíblia tira toda autonomia das mulheres:

I Timóteo
Capítulo 2
12 - Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Não só nesse livro e cap. mas em vários outros.

A mulher tem que ser submissa ao esposo, pois o esposo é a cabeça da mulher.

Há algo muito incoerente em seu texto ... não explica nada para mim apenas floreia as suas ideias encantadas de achismo.

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:24:33

Crise existencial, talvez esse texto não tenha sido escrito para responder seus questionamentos,mas tenho certeza que em algum momento eles serão respondidos.Continue buscando, em algum momento as respostas as quais procura, aparecerão, isso é claro, desde que esteja aberto a compreendê-las.Fique na paz.

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:26:02

Pastor Conrado, muito obrigada!Que Deus continue te abençoando.Paz.

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:27:34

Gilberto, obrigada por responder aos colegas.Abraços.

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:29:21

Karla Brum,muito obrigada.Que o Senhor também a sustente em todos os seus caminhos! Abraços!

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:33:42

Eclipse,não é isso que o texto diz, sou responsável pelo que escrevo, infelizmente não posso me responsabilizar pelo seu entendimento.De qualquer forma,obrigada por ler o texto.Fique em paz.

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:35:43

Irenice, muito obrigada!É satisfatório encontrar pessoas que consigam ler e interpretar aquilo que você escreve.Muito obrigada!Paz.

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:37:09

Cláudia, muito obrigada!Estou feliz que tenha gostado.Tenha uma ótima semana.Abraços.

edson - 18/01/2017 21:29:13

Nao tem cabimento Deus ter criado os animais (macho e femea) afim de procriarem e quando criou o homem, ver perceber que nao era bom este fucar só. O planejamento de Deus não tem falha. convenhamos, alguns assuntos biblicos só causam confusao nas pessoas.

Dulce Helena Gama - 04/04/2017 18:52:44

Boa noite, muito gratificante ver o esperito de Deus te usar minha irmã...
Fica na paz de Cristo Jesus &128591;

Mônica Bastos - 12/04/2017 22:42:58

Edson, você disse bem: Deus criou os animais (macho e fêmea) afim de procriarem, mas quando Deus criou a mulher,não a criou especificamente para a procriação. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele". (Gênesis 2:18)

Mônica Bastos - 12/04/2017 22:44:03

Dulce minha amada, paz.Abraços.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.