Publicidade publicidade | Portal Evangélico

O Arco é de Iris ou o Arco é de Deus?

O arco da aliança de Deus é o símbolo dessa maravilhosa promessa
Exibições: 24948 Comentários : 32

Eu voltava de uma viagem onde fui ministrar em uma cidade do estado do Maranhão quando após uma breve chuva deslumbrei aquele maravilho arco colorido diante de mim. Talvez o mais belo que já tinha visto. Desde menino eu sempre fui fascinado com esse maravilhoso arco que se esconde no céu. Lembro-me de perguntar ao meu pai: Pai o que é essa ponte colorida no céu? É um arco-íris! Que coisa linda! Lembro-me de dizer. O tempo passou e ouvi todo tipo de historia sobre esse arco colorido no céu, lembro-me ainda de algumas delas. Esse arco leva a pessoa para um reino encantado! Esse arco colorido mostra o caminho para a felicidade! Esse arco leva a um grande pote de ouro guardado por um alegre leprechal, um tipo de gnomo ou duende.

Para os místicos o arco-íris é um símbolo universal do caminho e da mediação entre este mundo e o outro; a ponte de que os deuses e heróis usam constantemente no seu vaivém entre o Céu e a Terra. Na Escandinávia dizem que é a ponte Byfrost,(ou Asbru) é o nome da ponte que estabelecia a ligação entre o domínio dos deuses, Asgard, e a Terra, Midgard, terra dos mortais. Eles acreditavam que os deuses viajavam diariamente para realizar seus conselhos sob a sombra da árvore Yggdrasil. A ponte era representada por um enorme arco-íris seu guardião era Heimdall. A cor vermelha do arco-íris era formada por um fogo flamejante, que servia como defesa contra os gigantes. No final do mundo, a ponte seria destruída durante o Ragnarök. Eles acreditam que a ponte foi construída pelos Aesir.

No Japão, é chamado de a ponte flutuante do Céu; a escada de sete cores por onde Buda torna a descer do alto. A mesma ideia se encontra do Irã à África, das Américas à China. No Tibete, o arco-íris não é propriamente a ponte, mas a alma dos soberanos que sobe ao céu. As fitas usadas por determinados Xamãs simbolizam a ascensão dos mesmos à outra vida. Na china a união das “cinco cores” do arco-íris é a mesma união do yin e do yang, o sinal de harmonia do universo e o símbolo da fecundidade. Se o arco de Çiva é semelhante ao arco-íris, o de Indra é o seu sinal distintivo, uma vez que Indra dispensa à Terra a chuva e o raio, que são os símbolos da atividade celeste. As sete cores do arco-íris no esoterismo islâmico simbolizam a imagem das qualidades divinas refletidas no universo, já que o arco-íris é a imagem inversa do sol sobre um véu inconsistente de chuva. Consoante o budismo tibetano, nuvens e arco-íris configuram o Sambogha-Kâya (corpo de arrebatamento espiritual) e sua dissolução em chuva, o Nirmâna-Kaya (corpo de transformação). Na cultura yorubá, o arco-íris também é representado como mensageiro divino aos seres humanos na figura do orixá Oxumarê (Osûmàrè).

A associação Chuva-Arco-Íris fez que em muitas culturas este evocasse a imagem de uma serpente mítica, como Naga, na Ásia oriental. Este simbolismo se encontra também na África e, possivelmente, até mesmo na Grécia, porque o arco, que figura na couraça de Agamêmnon, está representado por três serpentes.

Pois bem, existem muitas outras crenças sobre esse maravilhoso arco colorido que se estende no céu. Eu ouvia todas elas e me deslumbrava quando criança em pensar se tudo aquilo era mesmo possível. O tempo passou e então eu tive acesso à verdadeira historia do arco colorido que aparece no céu. Ao conhecer o Senhor Jesus e ter contato direto com a bíblia sagrada o real entendimento desse maravilhoso fenômeno me sobreveio. Descobri que ele é na verdade o arco que confirma uma aliança entre Deus e um homem integro e cheio de fé chamado de Noé.

E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. (Genesis 9; 12 a 14).

Esse arco é o sinal da misericórdia de Deus sobre a terra e sobre seu povo. Deus é Deus de alianças e Ele preserva as suas alianças com seu povo. Essa verdade é tão maravilhosa que a bíblia deixa explicito que o Altíssimo colocou o arco da aliança com Noé em volta do seu próprio trono como símbolo da sua fidelidade.

"E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda" (Apocalipse 4:3).

O arco da aliança de Deus é o símbolo dessa maravilhosa promessa que foi estabelecida logo após Noé sair da arca, levantar um altar de sacrifício e adoração. Mesmo depois de eu ter alcançado o entendimento dessa promessa e aliança entre Deus e Noé eu continuava chamando o arco da Aliança de Arco-íris. Mais naquela viagem de volta do Maranhão para Teresina isso mudou. Ao contemplar o enorme arco no céu com suas cores vividas e mais uma vez glorificar a Deus por esse seu extraordinário feito eu disse: que lindo arco-íris! Ao dizer essas palavras algo diferente aconteceu. Em seguida a minha declaração eu ouvi o Espírito de Deus falando ao meu espírito e perguntado: de quem é o arco no céu? Respondi rapidamente. É seu, meu maravilhoso Criador! Então porque você o atribui a Iris toda vez que o vê? Não dê a essa potestade honra alguma por isso e nem dê credito a ela lhe atribuindo àquilo que eu criei pela palavra do meu poder!

Tomei um susto enorme, um espanto me sobreveio. Uma tomada enorme de consciência muito forte caiu sobre mim. Apesar de sempre questionar e estudar sobre o arco da aliança eu nunca havia questionado o porquê dele ser chamado de arco-íris o arco de Iris. Ao chegar em casa mais do que depressa comecei a pesquisar mais detalhadamente e percebi o tamanho do erro que não apenas eu, mais a maioria dos cristãos cometem ao chamar o arco do Deus altíssimo de arco de Íris.

Mais quem é íris? Segundo a mitologia Íris é a deusa do arco-íris, filha do Titã Taumas e de Eléctra, filha do Titã Oceano. Como mensageira de Zeus e sua esposa Hera, Iris deixava o Olimpo apenas para transmitir os ordenamentos divinos à raça humana, por quem ela era considerada como uma conselheira e guia. Viajava com a velocidade do vento, podia ir de um canto do mundo a outro, ao fundo do mar ou às profundezas do mundo subterrâneo. Embora fosse irmã das Hárpias, terríveis monstros alados, Iris era representada como uma linda virgem com asas e mantos de cores brilhantes e um halo de luz em sua cabeça, deixando no céu o arco-íris como seu rastro. Para os gregos, a ligação entre os homens e os deuses é simbolizada pelo arco-íris. Íris é a deusa do arco-íris, mensageira de Hera, rainha das deusas. Íris representa o lado feminino de Hermes, emissário de Zeus, que era adorada tanto pelos deuses quanto pelos mortais por sua natureza de bondade e amor. Os gregos acreditavam que quando Íris atravessava os céus para exerce a função de arauto divino a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar os céus. Sempre que eles contemplavam no céu o Arco colorido, eles davam louvores e prestavam adoração a ela.

Não é difícil perceber como através dos séculos com o intuito de cobri, esconder e enganar as pessoas satanás e seus demônios vem deturpando e tentando invalidar aquilo que é de Deus. Tudo que Deus criou é bom, mais satanás que ainda continua tentando ser “igual ao Altíssimo” procura roubar a glória que é de Deus para si, coisa que nunca conseguiu nem conseguirá. Seu desejo de se apossar de tudo aquilo que pertence a Deus o faz atravessar os séculos ludibriando os homens e escondendo deles o verdadeiro sentido das coisas que Deus criou para sua glória. Satanás engana a humanidade atribuindo aos demônios (deuses) as obras feitas por Deus para que o verdadeiro criador e detentor da glória não receba da humanidade a glória que lhe é devida.

Esse pequeno artigo é um alerta aos nossos corações e as nossas almas para estamos atentos, pois os dias são maus e já esta na hora de despertamos do sono.

"E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé." (Romanos 13 : 11)

Da próxima vez que o enorme arco colorido se estender no céu, glorifique a ao Deus que conserva sua aliança e colocou o seu arco nas nuvens para nos lembrarmos de sua maravilhosa misericórdia e graça!

Pr. Oséas Pontes

Pastor Pres. da AD - Shekinah em Teresina/PI, Vice-Pres. e Pres. do Conselho de Ética da CEADEP - Convenção Estadual das AD - Shekinah Estado do Piauí, Presidente da Comissão de Temário da União de Ministros da AD do Nordeste e e Vice Presidente do Conselho de Ética da Convenção Geral das AD no Brasil. oseaspontes.blogspot.com.br

Pr.  Oséas Pontes

Comentários


guerreiros - 15/01/2014 11:55:19

Pr. Oséas A paz do Senhor! muito bem bolado e me enriqueceu muito sua mensagem realmente passava despercebido diante de tamanho erro, onde muitos ainda estão caindo, chamando de arco iris, o qual na verdade é arco de Deus. sabemos que essa deusa mitologica (Iris) é a mais pura mentira de Satanás para dar louvor inconscientemente ao adversário, por isso fico grato ao amado pastor e peço ao Senhor Jesus que continue inspirando sua pessoa para louvor da sua gloria, a ele toda gloria e todo o louvor, em Cristo seu conservo no senhor

Mônica Bastos - 20/01/2014 11:56:45

Pr.Oséas,parabéns pelo texto, muito edificante mesmo.Fico encantada quando leio palavras tão profundas, que muitas vezes nos passam despercebidas.Continue assim, estudando a palavra de Deus para que o mesmo lhe revele os seus mistérios, com certeza todos nós seremos agraciados.

iraci - 22/01/2014 13:18:40

Graça e paz! Como leio a Bíblia em português e o que leio é "arco-íris", gostaria de saber qual seria o nome em hebraico e sua respectiva tradução.
Obrigada.

Pr. Edegar Rodrigues - 24/01/2014 0:34:29

Muito bom e enriquecedor seu artigo sobre o ARCO DE DEUS. Também publiquei um no meu facebook/ragedej e no .scribd.com/ragedej não tão enriquecedor com o seu artigo, mas concordo com o colega pois até o povo de Deus engana-se ao referir-se como se fosse de iris o arco e não de Deus. É de suma importância esclarecer este fato. Como também declara-se que Israel atravessou o mar vermelho o que não é verdade e sim o Grande mar, hoje chamado de Mediterrâneo.

Pb. Zilmar Guedes - 24/01/2014 19:21:57

Parabéns Pr. Oseias... muito edificante seu artigo; este nos corrige de um grave erro.

gloria - 07/02/2014 10:08:41

Que Deus continue te usando pastor eu também falava, mas pela misericórdia há um tempinho atras o Senhor me fez saber q o arco é DE DEUS e não da deusa iris. muito enriquecedor o texto q o Senhor Deus te inspirou a fazê-lo, pastor o pior é q em certas bíblias está arco íris, erro gravíssimo não é?

catherine - 10/02/2014 14:51:44

Obrigada Pastor pelo post, realmente muito relevante e muito esclarecedor...
querida iraci, qual Bíblia você lê?! Leia na Bíblia na linguagem de hove, ou nove versão internacional, ou até mesmo na Bíblia on line, não há essa expressão em nenhuma (arco-iris)... fica na paz e em constante vigilância!!!!

jorgecunha gloriadasolive - 09/09/2014 1:43:55

Que ótimo ! o criador abriu seus olhos, ÍRIS é a Deusa do Sexo, não é estranho saber que a bandeira do HOMOSSEXUALISMO e´um Arco-íris, por aí ja percebemos que a Bíblia foi modificada ao longo dos séculos, pesquisa mais e verá muita coisa trocada na Bíblia, como por exemplo a palavra SENHOR que significa BAAL. Que o Criador abra seus olhos muito mais, abraços.

Rosangela - 30/09/2014 4:35:44

PR OSEAS AMEI ESSE ARTIGO E INTELIGENTE E PRENDE A NOSSA ATENÇÃO DENTRO DO OBJETIVO CRISTROCENTRICO! PARABENS

o senhor prega em igrejas meu face: Rosangela Gregorio

fabio da silva - 24/02/2015 20:59:33

Tive uma experiencia maravilhosa a noite tava explicando pra minha filha de 3 anos sobre o arco da aliança quando amanheceu fui trabalhar e fui contemplado por Deus com um arco da aliança tao lindo perfeito q jamais tinha visto Deus é maravilhoso

Maria de Nazare Almeida - 19/04/2015 20:31:41

Foi muito bom saber que o arco e de Deus e não de Iris pois o Senhor Deus e o criador do universo

Gilda Velloso - 27/06/2015 2:19:56

Gostei muito do texto. Desde cedo, explico prás minhas filhas o significado do Arco nos céus, sempre que ele aparece. E hoje aprendi que não é "Arco Iris"o nome correto. É "Arco da aliança" o '"Arco de Deus". Achei isso muito lindo! Obrigada pela postagem esclarecedora. Um abraço e paz!

EMANOEL - 28/06/2015 7:29:40

ESTA DE PARABENS COM ESTE ARTIGO MEU PASTOR TBM PESQUISEI E TENHO ESTA MESMA CONVICÇAO

gorete - 16/07/2015 14:30:20

Muito bom e esclarecedor.Deus continue abençoando pastor tinha q ser conterrãneo!!

Pr. Jersonias Santos - 16/08/2015 9:32:15

A Paz amado de Deus!

Resposta ao tema do artigo:

O ARCO É DE DEUS.

Deus fez uma promessa a Noé que perpetuaria nas futuras gerações, isto significa, que Deus fez um ARCO=ALIANÇA, que seria notado no céu por cores diversas.

Parabéns Pastor Oséias Pontes por este artigo, me ajudou numa pesquisa que eu estava fazendo.

Pr. Jersonias Santos
Ass. de Deus em São Cristóvão, RJ.

Rosivaldo da Silva Aguiar - 17/11/2015 10:56:43

Bíblias adulteradas,Omitidas e Acrescentadas, Vejam:

://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/FermentoNaARCAtual-RLima.htm
://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/Ha2TiposBibGravDiferenc-Curto.htm

Onde adquirir a tradução ACF - Almeida Revista e Corrigida Fiel ao Texto Original.://.institutoteologicoredencao.com.br/

Richardson - 20/11/2015 18:12:50

deus lhe abençoe por este artigo

antonio roque costa - 22/11/2015 16:24:10

Pastor ao ler essa mensagem tão forte pois é que Deus realmente fez ao criar o arco e quando passamos a ler e entender melhor a biblia e temos o dever de saber que o sinal no céu é a misericódria de Deus para com a humanidade ,e este será o meu sinal o arco de Deus e não o arco iris pois iris foi uma deusa que não vinha da parte de Deus ,ela éra enganadora e trazia consigo maldições ,então nós que conhecemos a palavra de Deus temos que saber e que o arco foi Deus quem criou e assim glorifica-lo para sempre ,e que Deus o abençõe no seu ministério .AD.BELÉM.SÃO PAULO.

Luciano/familia - 23/11/2015 21:55:41

Louvado seja o Deus do arco no céu para sempre amem, e pelo pacto por seu filho jesus na cruz do calvario, nos dando seu corpo e seu sangue, pra livrar nos da perdição eterna, a saber aos que crer no seu nome segundo as escrituras amem. Obg pastor Deus continue lhe abençoando.....

VENANCIO BRAZ FILHO - 01/12/2015 17:59:30

Muito bom esclarecimento!

Pr. VENANCIO BRAZ FILHO - 01/12/2015 18:11:01

Esse conteúdo é de suma importância ,para promover edificação, trazendo um esclarecimento ainda obscuro para muitos...
Paz ........

Miriam - 12/12/2015 11:20:25

Caro Pastor, Por que João chama de arco-iris, em Apocalipse 4;3?

Giberto Bomfim - 19/01/2016 17:40:10

Irmã Miriam, em minha tradução tem "arco celeste" e não arco iris.

AN - 12/02/2016 22:40:38

-_- Zzz Zzz

Valeria - 26/02/2016 14:41:54

Como estudante de tradução, hoje percebo que realmente muitos erros podem ocorrer na hora de se realizar uma tradução.A tradução da bíblia,com certeza,deve ter sido muito difícil para se fazer.O tradutor preciso ter um GRANDE CONHECIMENTO DE MUNDO ( o que envolve entre outras coisas, crenças e culturas).Enfim,quero dizer que sempre temos que investigar as fontes dos textos que lemos, pois erros podem acontecer sim, mas o mais importante é que o Senhor Jesus sempre levanta alguém para esclarecer e abrir os olhos do seu povo.Esse artigo também me abriu os olhos!Me fez ver quão grande é a minha responsabilidade ao me formar e me deu uma excelente oportunidade para abordar a palavra de Deus na minha faculdade.A colocação da irmã foi também de grande valia!Deus usa até o que não é certo para dar certo!Rs. A paz de Cristo para os irmãos.

luana santiago - 05/06/2016 22:44:31

Porque Deus mandou tantas vezes seu povo passar pelo Egito? Porque José se casou com uma sacerdotisa da Deusa Isis. A principal divindade Egípcia era a Deusa Isis.Infelizmente o mundo inteiro está enganado.Os protestantes vão desmaiar de terror quando descobrir a verdade e que estão adorando Satanás sem saber.
a Deusa Isis é a criadora do mundo,ela é a fonte da vida ela é o Espirito Santo(Shekinah)este é o grande engano que o diabo fez.
Os tradutores retiraram da bíblia o nome da deusa mãe e colocaram o nome Zeus (deus grego masculino).

Celia miranda mello - 24/06/2016 1:00:29

amei,já sabia, mas nunca
É demais lembrar,Deus o abençoe!!!

Marilene Brígida da Silva - 31/07/2016 23:25:13

Eu sempre me sinto incomodada quando em meio a pregações ouço muitos pregadores fazerem referência ao arco de Deus denominando-o de arco íris,porisso fiz essa pesquisa e acabei encontrando o tema da pesquisa nesse blog.Gostei muito,e oro para que o SENHOR ilumine a mente dos cristãos para a verdade da Sua palavra.

rodrigo - 18/10/2016 15:30:01

gostei muito!!primeira vez que paro pra ver uma pessoa fiel a deus,explicar tao bem um assunto!!e isso que precisamos no brasil,entendedores!!

maria de jesus - 06/11/2016 22:24:43

Em gêneses 9:13 fala,"Vou colocar o meu arco nas nuvens.o ARCO-ÍRIS SERÁ O SINAL DA ALIANÇA QUE ESTOU FAZENDO COM O MUNDO.

Rosangela - 24/08/2017 22:33:41

pastor graças à Deus que ainda tem homens de Deus nessa terra assim como o senhor,pois não tem se importado com as calúnias e perseguições deste mundo e tem pregado a verdade continua pregando a verdade doa quem doer o céu existe o inferno também mas o destino cabe a cada pessoa escolher.paz do senhor vaso de Deus.

Danilo - 28/08/2017 7:02:44

Quanta ignorância para um pastor... Íris é a pupila do olho! Ela, que enxerga as cores do arco celeste e causa a ilusão ótica de cores, o que na verdade, é apenas o reflexo da luz do sol nas gotas de água. Pior que esse tipo de ignorância está em cima dos nossos altares. Não procura aprender mais, nem viver o que realmente deveria, como Ezequiel 34. Crente é sempre assim, salgado demais, ou relaxado demais. com tanta coisa pra um pastor se preocupar, tá preocupado com nomenclatura, coisa de meninos na fé. O que importa é o que isso significa pra você. Pra mim íris é só a menina dos olhos. E mesmo que fosse a outra íris pra mim nada significaria. "Um faz caso do dia; outro julga igual todos os dias; cada um esteja tranquilo na sua própria consciência", disse Paulo em Romanos 12.
Se formos apelar pra essa questão de nomes, o que vai se dizer dos nomes dos meses do ano, dos dias da semana, etc? Vamos radicalizar e ficar correndo atrás do vento, como meninos? Ao invés disso nossos pastores deveriam estar preocupados em fazer missões, em sair de suas zonas de confortos e ir evangelizar...

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.