Publicidade publicidade | Portal Evangélico

O Famigerado Culto aos Anjos nas Igrejas Evangélicas

O culto aos anjos tem se tornado uma tendência muito forte nas Igrejas evangélicas
Exibições: 14579 Comentários : 10

O culto aos anjos tem se tornado uma tendência muito forte nas Igrejas evangélicas. No seio da Igreja primitiva essa adoração aos anjos tentou encontrar lugar, mais foi poderosamente combatida pelo apostolo Paulo. Alguns cristãos da Igreja primitiva acreditavam que podiam invocar os anjos para suas reuniões e que isso consequentemente traria a presença de Deus. Paulo exortou os crentes a não perderem tempo com essas praticas e abandonasse todo esse misticismo e invocasse o nome do Senhor Jesus.

"Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,"  (Colossenses 2 : 18).

A forte tendência de adoração aos anjos que se instala sorrateiramente no meio evangélico, pode começar a ser observado pela supervalorização do mesmo em nossas canções, em sua grande maioria aquelas denominadas de louvores de “fogo”.

“Desceu Miguel, e lá vem Gabriel, para tua benção entregar...”

“Olha o anjo ai, tocando em tua cabeça e curando a enfermidade...”

“Desceu um anjo de fogo com a espada na mão, ele veio te dizer que não precisa temer...”

“O nome do anjo que vejo na Igreja é  LABASSU-DE-ONDERÁR...”

“Vixe, começou o mistério do anjo que macha no tempo, em suas mãos a bandeja com o rolo para te entregar...”

Essas são apenas algumas frases dentre as milhares de milhares que permeiam os nossos chamados “hinos de fogo”. Acho incrível e ao mesmo tempo aterrorizante a forma como muitos cristãos, e incluo aqui muitos obreiros e pastores, alguns deles renomados; fazem uma enorme apologia ao culto a anjos em suas Igrejas e congregações. Parece-me que a falta de conhecimento da tão linda doutrina dos anjos levam muitos cristão a uma adoração equivocadas aos mesmos. Muitos inconscientemente dão aos anjos, onipresença, onisciência, onipotência e nem ao menos se dão conta do que estão fazendo. Outros de maneira descarada e proposital fazem cultos a anjos e incentivam seus ouvintes a fazerem o mesmo. O Assustador é que não me refiro aqui a seitas orientais, mais aquilo que resolvi denominar a pouco mais de cinco anos de “Seitas Evangélicas”.

Minhas palavras podem está chegando agora de forma assustadora a sua mente, mais se você resolver prosseguir a leitura desse artigo acredito que você entenderá que meu raciocínio é coerente. Não é realmente incrível e visivelmente assustador constatar que a adoração, louvor, devoção e respeito aos anjos são muitas vezes mais fortes em nossos cultos do que a adoração, louvor, devoção e respeito que dedicamos ao Senhor Jesus. Vou admitir aqui que a maioria dos cristãos que são levados a cultuar a anjos, o fazem por falta de conhecimento bíblico e muitas vezes de forma inconsciente, eles apenas acompanham as tendências do momento gospel. Já estive em grandes catedrais com milhares de pessoas e em pequenas congregações do interior e a reação das pessoas ao impressionante e curioso assunto dos anjos é a mesma.

Os pastores iniciam suas reuniões com louvores a Deus e afirmam em suas congregações que o Senhor Jesus prometeu que está conosco.

"...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."  (Mateus 28 : 20)

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."  (Mateus 18 : 20)

Essa é uma verdade muito poderosa e especial. A maioria dos pastores e lideres concordariam comigo em dizer que tristemente muitos já se acostumaram com esses versículos e em muitos corações ele deixou de ser verdade e se transformou em um mero jargão em ouvidos incrédulos. No entanto nessas reuniões que participei e tenho participado, as mesmas pessoas que não expressaram nenhuma alegria e adoração diante da afirmação bíblica e solene de que Jesus está no culto, em nosso meio e recebendo a adoração que lhe é dada, e que através do seu Santo Espírito está nos tocando e nos fazendo sentir sua presença e seu poder, gritam, saltam e sapateiam interminavelmente ao ouvir alguém dizer:

“Eu estou vendo um anjo andando em nosso meio!”

“Sinto um anjo de fogo espalhando brasas no meio da igreja!”

“Desceu o anjo do mistério...”

“Acabou de chegar o anjo da cura!”

“Desceu Miguel e lá vem Gabriel...”

Quando essas frases são ditas ou usadas propositalmente por alguém que está buscando “movimentar” a Igreja, através de suas revelações místicas, imediatamente uma explosão de línguas estranhas é disparada e acompanhadas de muitas outras manifestações. A reação à presença de um suposto anjo que está ali se movendo no meio do povo é recebida com mais fervor do que a informação sobre a promessa da presença certa e confiável do Senhor Jesus. Precisamos despertar do sono que obscureceu nosso entendimento em relação às coisas espirituais.

Os anjos não são Onipotentes.

Eles cumprem as ordens de Deus e recebem capacitação de Deus para completar essas ordens e cumprir seu oficio diante de Deus. Não adianta acreditar que existem anjos “Todo Poderosos” porque eles não existem. Os anjos são seres poderosos, porque foram dotados de poder para realizarem suas tarefas diante de Deus e da Igreja. Eles são seres criados por Deus e não auto existentes, sendo assim totalmente dependentes de Deus. Sua força, poder e autoridade são lhes dada pelo Altíssimo.

Os anjos não são Oniscientes.

Nenhum anjo pode está em dois lugares ao mesmo tempo. Eles se movem em uma velocidade inimaginável. Se movimentam como raio ou como o vento mas o mesmo anjo nunca pode está no céu e na terra ao mesmo tempo, e assim também não pode o mesmo anjo está em um culto no Brasil e no Japão ao mesmo tempo.

Pense um pouco comigo: é bem notório que o cristão do mundo inteiro tem uma paixão ou admiração tremenda por pelo menos dois anjos para os quais a Bíblia revelou seus nomes. O anjo Gabriel e o Arcanjo Miguel. Não posso contar a quantidade de vezes em que ouço em culto e reuniões de oração o nome desses anjos serem citados. Não tenho como contar as milhares de vezes que em meus mais de vinte anos de novo nascimento em cristo Jesus, já ouvi a presença desses anjos serem reivindicadas por cristão do Brasil e do mundo inteiro. Lideres, pastores e alguns deles bem famosos dizem ter Gabriel ou Miguel como sua guarda pessoal e ao se depararem com pessoas possessas por espíritos imundos exigem que Miguel, ou Gabriel segurem aquele demônio durante seus intermináveis interrogatórios onde procuram descobrir a razão pelo qual aquele demônio habita aquela pessoa. Sem falar que toda a multidão está atônita olhando a luta entre o anjo e os demônios.

Espero que você não fique frustrado ao saber que o arcanjo Miguel e o anjo Gabriel não vem lhe atender toda vez que você os chama. Esses dois anjos têm ofícios especiais diante de Deus.

O Arcanjo Miguel

Miguel não vira toda vez que um crente chamar seu nome ou faça uma oração lhe invocando, isso porque ele não é onipresente e além do mais esse não é seu oficio. O lindo e poderoso oficio de Miguel segundo as escrituras é observar e proteger a nação de Israel. Ele é chamado de “o grande príncipe que protege os filhos de Israel”. O ministério desse arcanjo esta ligado a nação de Israel e não o de acompanhar alguns homens poderosos para segurar os pés e as mãos dos demônios enquanto esses lideres exibem seu show. A despeito de sua autoridade e poder concedidos por Deus, ele é visto como aquele que se subordina ao Senhor, e no final ele julgará a Satanás. (Apocalipses 12:07). Daniel 10:13;21/12,01.

“E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”

O Anjo Gabriel. 

Da mesma forma que Miguel, o anjo Gabriel têm seu oficio diante de Deus. Esse poderoso mensageiro celestial foi enviando por Deus para falar com Daniel, Zacarias e Maria. (Dn 8:16 / 9:21 / Lc 1:19,26). A própria literatura Judaica sempre descreve Gabriel como vemos nas escrituras, como um mensageiro especial de Deus que assisti diante dele para servi-lo em amor.

Não entenda mal, existem milhares de anjos trabalhando ao seu favor agora mesmo; E ainda que você não saiba os seus nomes, eles são tão eficazes quanto Miguel e Gabriel.

Quando eu tinha poucas semanas de crente, fui levado por um parente bem próximo para um culto na Igreja que ele frequentava. O pastor daquela Igreja era, segundo meu parente, um especialista em expulsar demônios. Quando chegamos à Igreja já havia alguém de joelho no altar, totalmente possesso por um espirito demoníaco. O meu parente me olhou e disse: “Eu não falei? Já tem gente endemoniado ali no altar!”

Eu achei todo aquele movimento realmente fascinante! O desconhecido nos atrai! O pastor que ministrava sobre a pessoa perturbada por espíritos malignos, ordenava que o próprio arcanjo Miguel descesse do céu, para segurar as mãos e os pés do demônio, enquanto a “entrevista” com o diabo prosseguia. Foi nesse momento que uma oportunidade a qual eu considerei impar em minha nova vida cristã surgiu. O pastor com uma voz solene e cheia de autoridade nos perguntou: Quem aqui quer queimar esse demônio nessa noite?

A multidão inflamada gritava fervorosamente que queria. O pastor assegurou aos que ali estavam pelo menos duas coisas: a primeira era que com certeza era aquele demônio que ali estava que trazia todo tipo de pobreza e miséria para todos nós que ali estávamos e por isso era importante queimar aquele demônio no nome do Jesus o expulsando não apenas da pessoa que estava ali no altar mais também de nossa própria casa. De posse dessa informação eu fiquei cheio de “ira santa” contra aquele demônio, talvez porque eu e minha família passávamos por uma situação financeira muito difícil naquele momento. A segunda coisa é que ele se sentaria em sua cadeira no altar, e que as pessoas não precisavam se preocupar ou ter medo de se aproximar daquele demônio porque ele havia dado ordem ao arcanjo Miguel que segurasse os braços do demônio e ao anjo Gabriel que segurasse as pernas.

Novo convertido e com uma vontade tremenda de participar desse ato tão poderoso onde o próprio Miguel e Gabriel estavam tendo total participação. Mais que depressa corri para buscar um lugar na enorme fila que se formou. Enquanto eu estava na fila tive a triste noticia de que eu só poderia colocar minha mão na cabeça da pessoa possessa e queimar o demônio se eu desse uma certa soma em dinheiro, coisa que eu não possuía naquele momento. Sai frustrado por não ter feito parte daquela sessão de exorcismo com a participação de anjos tão ilustres.

Hoje ao me lembrar desse episodio não posso fazer outra coisa a não ser sorrir muito da minha ingenuidade espiritual na época. No entanto é triste perceber que aquele tipo de culto continua a crescer sorrateiramente entre nós.

Os Anjos Não Recebem Adoração.

Nenhum anjo de Deus recebe louvor, culto ou adoração. Eles sabem que toda honra, glória, louvor, e adoração pertencem a Deus. Eles são grandes adoradores mas, não recebem nenhuma espécie de devoção. Quando João Evangelista estava preso na Ilha de Patmos, um anjo foi envido por Deus para falar com ele. As grandiosas revelações dos acontecimentos futuros deixaram João maravilhado e humilhado diante de Deus, ele sente o desejo profundo de adorar e ao sentir esse desejo ele ver o poder e a gloria que cercava o anjo, João deslumbrado tenta reverencia-lo, e equivocadamente até mesmo adora-lo, mais veja o que o anjo lhe disse:

"E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia."  (Apocalipse 19 : 10)

Os Anjos Trabalham no Reino Espiritual em Favor da Igreja de Deus.  

O anjo se mostra como um servo dos servos. Ele é servo dos que servem ao cordeiro de Deus. Daqueles que têm e guardam o testemunho do Senhor Jesus.

Os anjos são espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hebreus 1.14).

Eles protegem e livra sobre o comando de Deus, os que temem ao Senhor (Salmos 34.7; 91.11,12; Daniel 6.22); lutam talentosamente em favor dos selados pelo sangue de Jesus. “E por povos e nações em inenarráveis guerras que se travam ferozmente no mundo espiritual (Isaías 37.36;) eles realizam os decretos e juízos que saem da boca de Deus (Gênesis 19; Atos 12.23; Apocalipse 16)”.

Nada no céu é mais chamativo e misterioso do que o próprio criador. Acredito que nem mesmo os anjos que a milênios lhe cercam o conhecem por completo, afinal como seres finitos poderiam entender um ser infinito e de elevada sabedoria como nosso Deus. A ele seja dada toda gloria e devoção. Que os nossos cultos sejam racionais e de verdadeira adoração aquele que deu sua vida e seu sangue para nos lavar de nossos pecados. Que mesmo ao se encontrar com um anjo ou receber de um desses maravilhosos seres algo enviado por Deus, possamos dirigir toda a nossa atenção e adoração ao supremo ser que criou todos os exércitos dos céus.

Naquele que não da a sua glória a ninguém...

Oséas Pontes, servo de Deus e vosso!

Pr. Oséas Pontes

Pastor Pres. da AD - Shekinah em Teresina/PI, Vice-Pres. e Pres. do Conselho de Ética da CEADEP - Convenção Estadual das AD - Shekinah Estado do Piauí, Presidente da Comissão de Temário da União de Ministros da AD do Nordeste e e Vice Presidente do Conselho de Ética da Convenção Geral das AD no Brasil. oseaspontes.blogspot.com.br

Pr.  Oséas Pontes

Comentários


JANAINA MORAES CARDOSO - 22/07/2014 11:55:57

sempre falam q ue DEUS vai mandar anjo pra isso e pra aquilo eu sempre digo que ele manda mas em algumas ocasioes ,meu DEUS NÃO É PREGUIÇOSO ELE AGE E NÃO PRECISA FICAR MANDANDO FAZER POR ELE

Rafael gomes - 03/08/2014 13:33:43

Os ""os espíritos dos estão sujeitos aos próprios profetas; porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos.

roxelandia gomes ferreira - 18/12/2014 1:54:44

Artigo muito esclarecedor.Esses movimentos são visto nas igrejas.Devemos ter cuidado nas escolhas das músicas que iremos cantar.
Roxelandia gomes-Altos Pi

katiana - 24/04/2015 14:06:57

gostei muito desse estudo e concordo

Lucas Victorio - 08/10/2015 13:10:21

Muito esclarecedor esse artigo, claro que Deus pode mandar anjos em nosso favor.Salmos 91: 11.
Mas não podemos ser deixados esquecer que eles estão apenas obedecendo uma ordem de Deus.
E que a glória, louvor e adoração seja toda de Deus!

Dinah - 19/02/2016 15:23:07

MUITO ESCLARECEDOR,VEIO REFORÇAR O QUE EU JÁ SABIA,POIS A BÍBLIA É CLARA,PORÉM,FICO ADMIRADA COM A FALTA DE ATENÇÃO DE PESSOAS QUE DIZEM VER ANJOS MINISTRANDO CURAS E ETC... QUANDO NA VERDADE QUEM FAZ É O ESPÍRITO SANTO E QUE CADA UM DAQUELES QUE ACREDITAM,TÊM EM SI O PODER LIBERADO POR JESUS PARA EXPULSAR DEMÔNIOS E CURAR ENFERMOS EM SEU NOME (NOME DE JESUS).AINDA ONTEM OUVI NA IGREJA UMA IRMÃ DIZER QUE VIU ANJOS DENTRO DA IGREJA.ESSAS PESSOAS QUEREM APENAS CHAMAR A ATENÇÃO SOBRE SI;NÃO COSTUMO DAR ATENÇÃO A ESSAS AFIRMAÇÕES,CREIO APENAS NA PALAVRA DE DEUS.

Cristiano Pamplona - 18/09/2016 17:37:40

olha a entrada do anjo aqui neste lugar, passa a espada no diabo, pisa na cabeça del, pelo sangue de Jesus satanás tá derrotado.

naiara - 16/11/2016 12:04:25

antigamente eu cria em tudo que se falava,era tantas visões que eu ficava triste pq todo mundo via anjo menos eu.. hj meus olhos estão bem abertos e sei que nosso culto deve ser para o Senhor Jesus.Mostrar anjos a todo momento não seria prioridade desse Deus que quer ouvir nossa adoração.

Adriano - 29/11/2016 10:27:11

É um assunto muito interessante, a questão dos anjos. Há muita especulação a respeito, porém não é o assunto central das escrituras, o assunto é Cristo Jesus, o amor e a misericórdia de Deus para com os homens. Quando percebemos isso, vemos o quanto é vão o culto aos anjos. Os anjos tem a sua importância, mas o centro de tudo é Cristo.

Caelos - 27/05/2017 18:09:36

Tá ai algo interessante de se comentar... parabéns pelo comentário, inclusive a experiência que eu tive quase semelhante a sua.e por muitos anos achei correta essas atitudes,mas a alguns anos tenho dentro de uma nova caminhada e através de pesquisas encontrado respostas para várias questões minhas acerca de como servir jesus.seu texto cooperou pra mais um complemento das minhas pesquisas.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.