Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Uma Campanha para mudar a Igreja

É uma proposta simples para que as igrejas
Exibições: 22310 Comentários : 26

Prometi lançar uma campanha nacional. É uma proposta simples para que as igrejas, independente de sua filiação denominacional  ou autonomia, suspendam certas práticas durante pelo menos um ano e depois parem para avaliar em que elas melhoraram, onde progrediram, ou se, ao contrário, houve algum retrocesso. Acho a última hipótese improvável, mas é um direito que cada igreja tem de fazer a própria avaliação. Caso o progresso seja percebido, aconselho que a suspensão seja mantida, pois o Reino de Deus só terá a ganhar.

Se você concordar com os termos abaixo, fique à vontade para reproduzir em seu blog (citada a fonte), afixar no mural de sua igreja, caso seja o pastor, ou encaminhar aos seus líderes para que eles tomem conhecimento e avaliem se vale ou não a pena aderir à campanha.

Às propostas:


1. Deixe de promover eventos festivos um atrás do outro, que acarretam enormes despesas à igreja e pouco resultado trazem à vida espiritual dos crentes e à evangelização, mas não abra mão dos cultos "normais", onde todos podem ser edificados mutuamente. Aqui a comunhão pode ser experimentada em sua dimensão mais profunda.

2.  Pare de criar nomenclaturas para definir um culto do outro, como, por exemplo, "culto da vitória", "culto de libertação", "culto de avivamento", "culto da virada" etc., pois culto se presta a Deus de acordo com os elementos descritos no Novo Testamento, e todos eles, quando prestados de fato ao Senhor, cumprem todas as finalidades bíblicas.

3. Reprograme as atividades extra-cultos em sua igreja, entre elas os ensaios dos diferentes departamentos musicais, para não correr o risco de um ativismo improdutivo e ter os horários de tal maneira ocupados com tantas programações que o tempo para o verdadeiro culto a Deus seja escasso, trazendo sérios prejuízos espirituais à vida dos crentes.

4. Tome a decisão radical de não convidar cantores famosos para "abrilhantar" os festejos da igreja (até porque estes em grande parte já não mais farão parte do calendário, pelo menos por um ano) e você descobrirá quantos talentos escondidos na própria igreja poderão ser aproveitados, sem custo algum, nos cultos regulares ou em outro evento extremamente indispensável. Além disso, se não houver demanda, os cantores (sem cair no terreno da generalização) deixarão de cobrar os elevados cachês e, quem sabe, aprendam a ver o que fazem como ministério e não como profissão.

5. Não deixe também de valorizar o cântico congregacional. Uma igreja que adora a Deus unida pode experimentar a vida comunitária com muito maior comunhão e proveito do que aquela em que os membros são meros assistentes de culto. Vêm e vão sem nenhum comprometimento com a vida comunitária.

6. De igual modo, pare de convidar pregadores renomados, os quais seguem a mesma linha dos cantores "profissionais" e chegam nas igrejas com os DVDs (ou CDs) da mensagem ainda a ser pregada já prontos para serem colocados à venda na porta da igreja por um preço bem módico. Quem sabe eles (sem cair também no terreno da generalização) da mesma forma aprendam e passem a servir e não buscar serem servidos.

7. Na ausência dos pregadores que não serão mais convidados, pare de "encher linguiça" durante os cultos, não mais ofereça "capim seco" às suas ovelhas, mas prepare-se para a cada culto ter sempre uma nova mensagem bíblica, cristocêntrica, sem apelar para os conhecidos e já surrados chavões, que alimente o povo e lhe aguce o desejo de voltar nos próximos cultos.

8. Pare de valorizar o formalismo da oração, que envaidece o coração farisaico, mas ensine a sua igreja o que significa orar e torne isso parte do metabolismo espiritual dos crentes de maneira que a oração, a conversa com Deus, profunda, livre e sincera, permeie tudo quanto a igreja faça.

9. Pare de promover eventos evangelísticos, mas faça com que a igreja encarne a paixão pelas almas e passe a empregar o velho (mas sempre novo) evangelismo pessoal como meio de alcançar os perdidos para Cristo. Uma boa maneira maneira é estimular a cada um para que se comprometa a orar, fazer amizade e convidar os seus parentes, amigos e vizinhos com regularidade para que assistam os cultos e ouçam a Palavra de Deus, Não é preciso ir longe. O campo está perto de cada crente. Saiba que 99% das pessoas que frequentam a igreja, hoje, foram trazidas por alguém e não por um "programa".

10. Valorize os cultos nos lares, de maneira sistemática, sem se preocupar com nomenclatura. A igreja primitiva se reunia no templo e nas casas e a maioria absoluta das igrejas existentes tiveram início em reuniões familiares.

11. Pare de fazer conchavos políticos e buscar os favores de candidatos para esta ou aquela atividade. O custo não vale a pena, compromete a voz profética e gera insatisfação entre os crentes. A melhor coisa que uma igreja faz é realizar as suas atividades com a própria receita. Quem quiser contribuir, que o faça em oculto, quando os diáconos passarem com as salvas ou quando os crentes forem chamados ao gazofilácio.

12. Resista a tentação de não cumprir as propostas acima. Sempre haverá os insatisfeitos que forçarão a barra. O risco é grande de você quebrar o compromisso, mas a perseverança é companheira dos que querem alcançar os seus objetivos. Portanto, siga em frente, olhando apenas para Jesus. Você não será decepcionado.

Conclusão

Posso afirmar com segurança, que, com essas decisões, entre tantas outras que podem ser tomadas, sua igreja, ao final de um ano, terá progredido muito mais em todos os sentidos do que se você insistir com esse sistema carcomido que muito aparenta, mas pouca eficácia tem para a igreja como corpo vivo de Cristo na terra.

Experimente e depois nos conte.

Pr. Geremias Couto Comentarista da revista "Lições Bíblicas" para a Escola Dominical, publicada pela CPAD, pastor evangélico, presidente da Omega Mission Ministry.
Pr. Geremias Couto

Comentários


Paulo Cezar Pereira - 20/09/2010 0:00:00

Sou totalmente a favor dessas ideias. Muito bom!

Pr Luys - 27/02/2012 13:17:42

Deus vai levantar essa geração nova em nome de JESUS

Carina Taborda - 27/02/2012 16:22:37

Nos últimos tempos, essa foi a única CAMPANHA q achei lícita. Glórias a Deus, por me mostrar uma luz no final do túnel, pois eu já estava me sentindo um peixe fora d'água por pensar dessa forma. Concordo c/ o Pr Luys: é tempo de Deus levantar uma geração preocupada c/ o cerne do Evangelho: Cristo, q é simples e eficaz. Vou continuar pedindo a Deus p/ internalizar essa visão na minha (até q Deus diga o contrário) congregação. Fiquem na paz!

pastor:kassio de moraes - 23/10/2012 12:38:12

eu a algum tempo já adotei o sistema da igreja primitiva,tenho feito da mesma forma que foi dito pela sua pessoa,aconselho a todos a fazer esse compromisso,pois todas as semanas ganho no minimo duas almas pra JESUS!!!!

Pr. Angelo - 01/03/2013 12:51:52

Este é o melhor sistema pois a igreja primitiva cresceu, e hoje somos fruto deste crescimento.
não precisamos enfeitar o Evangelho, só precisamos passá-lo de forma clara e simples para as pessoas e o Senhor trará o crescimento para nossas Igrejas.
gostei muito da sua proposta.

catedral - 03/03/2013 22:27:04

Gloria a DEUS, por rsta materia, pois não consigo entender estes atos sub renomados de campanha, onde os fieis abarrotam os templos e todos os dias são arrecadados ofertas e dizimos.Meus amados, quando me converti, ja a muito tempo, os cultos eram racionais e o foco eram realmente a busca demnos aperfeiçoarmos para agradar a DEUS, nosso unico e verdadeiro foco.A palavra de DEUS relata :~"não ajunteis tesouros nesta terra", o SENHOR tem preparado muitas casas, e agloria da segunda casa sera maior do que a primeira.Me desculpem irmãos se divirjo, mas DEUS,é um DEUS muito simples e só quer o nosso coração de adorador.Digo que até as ofertas alçadas quando DEUS coloca em nossos corações, essas sim fazem mover o coração de DEUS.

Pr.Elisa - 22/04/2013 12:09:29

HÁ 1 ANO COMECEI A ADOTAR ESSE SISTEMA,E JA ESTOU VENDO O RESULTADO,E SOU TOTALMENTE A FAVOR.

LEILA DA SILVA PIMENTA PI - 25/04/2013 21:44:49

CONCORDO PRENAMENTE E VOU SUGERIR AS SUGESTOES A MINHA PASTORA. MARAVILHA DE DEUS.

deise mara fernandes dos - 27/05/2013 16:34:50

concordo em numero, genero e grau

pastor FRANCIMAR - 02/07/2013 22:41:01

ESTOU de acordo com o pastor LUYS pois o principal foco que temos de ter é o SENHOR JESUS porque Ele veio para nos ensinar o verdadeiro caminho.

Edgard F Alves - 17/03/2014 11:33:05

EXCELENTE campanha. É a igreja Corpo Reformada, sempre reformando. Ums revolução necessária até o dia eterno. Bom o exemplo e entusiasmador.
Estamos ha 14 anos tentando implantar uma ComUnidade nesta exata direçao, onde se trabalha o discipulado pessoal e evangelismo do amigo em Nucleos Pequenos nas casas, encontrando semanalmente todos os Nucleos num ambiente de convivencia e Corpo de Jesus para cumprir a vocaçao de todos os santos em Jesus, adorando juntos em Culto participativo.
CPV - III IPB em Viçosa MG na regiao de Silvestre.
Edgard, Pb.
Assessor Pro Reitoria da UFV.
Presidente emerito do CEM e
Presidente do CAdm de Asas de Socorro em ANP- GO.

wagner garcia - 18/03/2014 9:22:49

gostei, apenas uma ressalva sobre as festividades. Acredito que grandes encontros sempre dão em nada e muita despesa mesmo, mas organizar momentos festivos para igreja, visando a comunhão, o trocar palavras, perpetua na igreja momentos agradáveis e ricos. Acredito fielmente se seguirmos isso, estaremos construindo novos tempos para novos odres, para o mesmo bom vinho que é Cristo

DILCIMAR - 18/03/2014 11:54:07

a vida cristã é simples, a gente é que complica. Somos abençoados demais e precisamos abençoar também.
Gostei muito da sugestão e digo que vale a pena investir no que foi proposto. Se não der certo que volte como era antes. Mas tente igrejas???

Cassia - 18/03/2014 22:35:59

Gostei muito da sugestão e digo que vale a pena investir no que foi proposto. E creio que todos empenhar terá bom resultado.

Edna Alves - 19/03/2014 23:59:32

Junte-se a isso tudo, as atitudes de culto ao denominacionalismo em detrimento da Pessoa do Senhor Jesus. Mas há esperança! Tem pessoas verdadeiramente consagradas lutando para que isto mude!!
Barros nas mãos do Oleiro! Estamos juntos pastor Geremias!

maria rocha - 07/08/2014 18:13:36

amei,muito bom vou imprimir e dar para meu pastor

valdirene carvalho - 08/09/2014 18:48:07

gostei e quero me esforçar a faze-lo na nossa igreja,pois tenho certeza que e eficaz pois funcionou na epoca da igreja primitiva e com certeza ira dar certo agora pois foi deixada como modelo para nos, vamos la povo de deus temos muitas almas para alcançar antes da volta do nosso senhor jesus.

Darci Júnior - 31/03/2015 16:58:30

Muito bom, o texto e pertinente para igreja evangelica brasileira.

Ademir Moreira - 07/04/2015 20:57:41

louvo a Deus por termos homens comprometido com a palavra de Deus, e com a liturgia dos nossos cultos. vivemos atualmente um evangelho de práticas e movimentos que enfraquecem o cristianismo gerando polemicas e debates.

Izauro José Lopes - 06/05/2015 13:44:28

O Evangelho é poder de Deus, não precisa ser enfeitado.

ROZENILDO APOLINARIO DE L - 22/05/2015 9:33:33

Excelente "campanha" apresentada. Ah se a Igreja (lideres) adotasse a "simplicidade que há em Cristo" e a vivesse diariamente!!!! Seria realmente O "Organismo Vivo - Corpo de Cristo - Igreja" gerando vidas. Glórias a Deus pela su vida Pastor Geremias do Couto.

weligton da silva pacheco - 28/05/2015 13:23:35

Sou defensor de que a Igreja precisa se manter conforme a Igreja primitiva... e utilizando todos os meios legais e convenientes para realizar a Obra de Deus com dinamismo e eficiência (debaixo da Graça e na unção de Deus)

Em Cristo
W
eligton da Silva Pacheco
Pr. Autorizado da CEADEMA

PR. MARIO OLIVEIRA - 20/08/2015 17:53:27

EU LOUVO A DEUS PELA SUA VIDA PASTOR GEREMIAS COUTO POR TER ESTA VISÃO , HOJE VIVEMOS INFELIZMENTE ESTA REALIDADE NOSSAS IGREJAS
ESTÃO INCHADAS DE TANTAS CAMPANHA E CULTOS FESTIVOS , MAS TENHO OBSERVADO QUE NO TERMINO DAS CAMPANHAS E FESTIVIDADES POUCAS ALMAS
OU NEM UMA SE RENDE AO SENHOR , FALO DE TODAS AS IGREJAS QUE ADEREM ESTE SISTEMA INCLUSIVE A MINHA O MEU DESEJO E QUE O DIVINO
ESPIRITO SANTO DESPERTE A NOS, LIDERES PARA VOLTAR A PRATICA DO CULTO RACIONAL O CULTO DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO SIMPLES E OBJETIVO
QUE NOSSOS IRMÃOS DA IGREJA PRIMITIVA REALIZAVAM E A CADA DIA MAIS ACRESCENTAVA ALMAS A SUA IGREJA,VOU CONTINUAR NESTA VISÃO PASTOR E DIVULGAR PARA AS LIDERANÇAS QUE QUEREM AGRADAR A DEUS AMEM , FIQUEM NA PAZ

geovane - 23/10/2015 16:53:40

chega de humanizar o evangelho e esconder a cruz do povo chega de campanhas do tipo PARE DE SOFRER ...o povo não precisa de dinheiro precisa de cristo ...quando formos a igreja de cristo aquela que tudo era comum e não avia nessecitados e onde avia manifestação do poder de deus e o povo de deus era respeitado e conforme o livro de atos o senhor era quem acresentava as almas que iam sendo salvas...hj o povo de deus virol piada com seu mundo gospel onde o glamour e a ostentação é concentida por pastores e lideres ...mas tem 7000 que não se dobraram a baal e estão se levantando ...

Pra. Vidal - 27/04/2016 21:53:26

Amei gostei e muito, vou colocar em pratica sei que teremos resultados surpreendentes.28/04/2016 às 21:52

João Batista Mamede - 04/01/2018 1:11:54

Concordo plenamente com esta orientações.As Igrejas evangélicas atuais perderam a essência da adoração e eventos e eventos torna a igreja neo pentecostal. Falta visão por parte de alguns lideres.é preciso acordar para o ide de Cristo.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.