Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Desatando-se das dores do passado.

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz;
Exibições: 27263 Comentários : 31

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Isaías 43. 18 e 19.



Você já ouviu a frase, “Ano Novo, Vida Nova”? Sim com toda certeza já ouviu. Nós pensamos assim sempre que um ano passa e o outro começa. Fazemos juras e promessas. Dizemos que tudo será diferente nesse novo ano que a vida vai mudar, que tudo vai melhora etc. infelizmente na vida da maioria de nós nada, absolutamente nada muda. Porque será que nada muda? Não há desejo e força de vontade suficiente para essa mudança? Não há novos planos ou sonhos? Não há caminhos para essas mudança? Acredito que existe sim um novo e belo caminho para nos conduzir a extraordinárias mudanças. O que acontece então? Porque poucos conseguem essa tão desejada façanha?


Acredito que a resposta esta na seguinte afirmação. Queremos o novo, mais nos recusamos a deixar o velho. Isso mesmo, queremos coisas novas e boas, mais não jogamos fora as coisas ruins e inúteis de nossas vidas. Não se pode encher um copo com água se ele esta cheio de vinho e vice e versa. É preciso primeiro esvaziá-lo e assim terei lugar para experimentar algo novo e bom.

Nos queremos mudanças em nossos futuros mais estamos terrivelmente amarrados ao nossos fracassos do passado. Eles nos prendem de forma terrível, que mau conseguimos respirar, e não encontramos forças para vencê-los. Todos nos temos terríveis experiências de fracassos em nossas vidas. Todos fomos marcados de alguma forma por experiências ruins na nossa caminhada. Mais precisamos vencê-las, superá-las se quisermos experimentar algo novo e bom.


A alguns anos atrás Deus usou algo muito simples mais poderoso para curar feridas antigas em minha alma que me impediram de experimentar o novo de Deus durante muito tempo em minha vida. Bem, era a manhã de um lindo dia de sol que tinha tudo para ser um dia de paz mais se mostrou um dia de lutas. Minha filha caçula amanheceu com muita febre. Corri para o hospital infantil de nossa cidade levando comigo o meu filho primogênito, na época ele tinha apenas quatro anos de idade. Quando chegamos nesse hospital estranhei um pouco o ambiente, pois o mesmo parecia mais um parque de diversões para crianças do que um hospital.


Vi ali diversos brinquedos espalhados por todos os lados e de todos os tipos. Tudo parecia divertido de mais para ser um hospital. Meu filho primogênito amou muito tudo aquilo, enquanto a pequena Amanda ardia em febre e só queria os braços do pai, o pequeno João correu para os brinquedos e começou a experimentar de tudo um pouco. De repente ele localizou um pequeno cavalo vermelho de plástico que era uma espécie de balanço. Ele subiu no cavalo de balanço e começou a se lançar para frente e para trás fazendo esforço para balança o cavalo. Ele se esforçava muito e em pouco tempo sua roupa estava encharcada de suor, e seu pequeno rosto vermelho e totalmente molhado como resultado do seu esforço para mover o cavalo. Olhei para ele e lembro que pensei: que coisa sem graça, vê meu filho se esforça tanto e não sair do lugar. Suor aos baldes, e para que? Não consegue ir um metro adiante.


Enquanto eu o olhava, a voz poderosa do Espírito Santo entrou em minha alma e me disse: Oséas Pontes, você também tem o seu cavalinho de balanço, onde você se esforça porém não sai do lugar. Você tenta ir para frente em busca de mudanças mais ainda esta preso ao passado.


Queridos isso foi revelador para mim e também libertador. Todos temos os nossos cavalos de balanço talvez você esteja montado sobre o seu agora mesmo enquanto lê esse artigo. Como saber se você o têm? Fácil. Se você vive um pouco no passado, um pouco no presente e um pouco no futuro se esforçando nesses três tempos e nada muda apesar dos seus muitos e duros esforços, então dê nome ao seu cavalo porque você o posui.


Queremos a mudança, queremos o novo mais não queremos deixar o passado no passado. Insistimos em trazer suas dores e angustias para o nosso presente e lançá-lo para o nosso futuro. Quem sabe ate estamos repassando as nossas dores e frustrações para nossos filhos. Deus diz: Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova...

Se o que você quer é mudanças radicais em sua vida, então levante-se dessa cavalo agora mesmo e faça um novo caminho. Busque a mudança, ouse mudar, não tenha medo de viver as coisas novas que Deus reservou para sua vida. Creio que você descobrirá que existem dentro de você coisas especiais, dons e talentos que você ainda desconhece.


Sabe, há alguns anos a traz, lideres governamentais decidiram construir uma estrada que daria acesso direto a uma pequena cidade. Porém no caminho desse projeto havia um templo budista, um lugar extremamente sagrado para eles. O governo gastou milhões na construção daquela estrada e não podia mais mudar sua rota. Assim sendo, decidiram transferir o templo para um belo lugar em uma colina.


Trouxeram então arqueólogos, arquitetos, e engenheiros especializados para começar esse trabalho. Eles começaram a desmontar o templo com muito cuidado, pedra por pedra, de forma que pudessem depois reconstruí-lo, reproduzindo exatamente igual ao original. No meio daquele templo havia o mais precioso objeto, uma imensa estátua de Buda. Por longos séculos, pessoas vinham de todos os lugares adorar aquela imagem.


Os trabalhadores trouxeram um fabuloso e engenhoso guindaste para ergue a gigantesca peça. Colocaram correntes em sua volta e apertadas cintas ao seu redor Antes de ergue-lo oraram “que nada aconteça ao nosso Buda”. Começaram a ergue essa grande estatua de argila maciça. Enquanto o erguiam foram tomados de desespero quando ele começou a racha completamente. Então um braço caiu e depois outro e mais um pedaço ali e outro aqui. Já era tarde e não podia nem mesmo tentar colocá-lo de volta. As pessoas daquela vila rodeavam a estatua com lagrimas nos olhos, quando alguém gritou: o que é aquilo? Foi grande a surpresa quando perceberam que embaixo da argila daquela grande estatua existia outra estatua um pouco menor, porém idêntica a primeira com uma diferença, essa era de ouro puro. Os ancestrais daquelas pessoas haviam escondido a estatua de ouro em baixo da estatua de argila para evitar que salteadores a roubassem.


Pense um pouco, aquela estatua jamais teria brilhado e se revelado se alguém não decidisse move-la do seu lugar. O mesmo se dará a você se você resolver agora mesmo levantar-se desse seu pequeno cavalo de balanço, para ir em busca de seus objetivos de um ano de mudanças para sua vida. Coisas extraordinárias podem acontecer quando as pessoas descobrem seu verdadeiro lugar.


Quando não somos nós mesmo, quando não estamos ou chegamos onde deveríamos realmente estar e chegar, acumulamos terríveis dores, angustias e desilusões. O mundo moderno chama isso de estresse. A maioria das enfermidades nos seres humanos hoje são resultado de uma vida cheia dele. O corpo fica totalmente preso a um estado de crise. Como quando estamos presos a algo que a muito queremos nos liberta e não conseguimos. A sensação é a de que nosso corpo é um carro potente que tem toda condição de ir para frente e alcanças grande velocidade e distancia, mais ao mesmo tempo em que se pisa desesperadamente no acelerador não ousamos abaixar o freio de mão que esta travado. Isso causa toda a desordem e desgaste de nossa vida.


Deus quer fazer algo novo. Ele quer dar a mim e a você um caminho no deserto da vida, mais para trilhar nele devemos levantar do cavalo de balanço. Ele vai abrir uma fonte nova, uma fonte poderosa, mais para provarmos das suas águas devemos abandonar o velho e sujo poço das frustrações do passado. Paulo descobriu essa lição e escreveu:

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 03.13.

Levante-se agora mesmo e corra em direção ao alvo!!

Naquele que te diz: Prossiga!!

Pr. Oséas Pontes

Pastor Pres. da AD - Shekinah em Teresina/PI, Vice-Pres. e Pres. do Conselho de Ética da CEADEP - Convenção Estadual das AD - Shekinah Estado do Piauí, Presidente da Comissão de Temário da União de Ministros da AD do Nordeste e e Vice Presidente do Conselho de Ética da Convenção Geral das AD no Brasil. oseaspontes.blogspot.com.br

Pr.  Oséas Pontes

Comentários


Gilberto Bonfim - 20/01/2011 12:01:01

Excelente Reflexão

Nadyege - 21/01/2011 12:01:45

Muito bom, gostei muito desse artigo pq falou comigo eu tive trauma na infância até a adolescência.

fatima - 28/01/2011 16:01:47

A Bíblia nos orienta que não devemos viver do passado olhando para Jesus que é o autor e consumador da nossa fé.Viver do passado é não ter esperança Cristo é a nossa esperança

LILIANE - 21/03/2011 12:03:19

Excelente artigo, toca em nossa alma, pois para alcançarmos vitórias devemos nos libertar do passado e olhar somente pra Jesus, pois só assim chegaremos ao céu.

LILIANE - 21/03/2011 12:03:39

Excelente artigo, toca em nossa alma, pois para alcançarmos vitórias devemos nos libertar do passado e olhar somente pra Jesus, pois só assim chegaremos ao céu.

Cristiane Martins - 26/03/2011 17:03:27

Pastor Me sinto assim, presa as minhas dores, tenho um grande sonho que me prende.Não sei mais o que fazer, ja chorei e implorei , mas não consigo enxergar a vontade do Senhor na MInha vida.....e quero fazer a vontade Deus , mas me sinto presa.....me ajude

leda amaral - 08/04/2011 16:04:18

legal Oséas...existem muitas pessoas assim, mas devemos sempre buscar o alvo que é jesus!!

mirian - 09/05/2011 20:05:27

Obrigada por essa mensagem. me fez refletir muito sobre onde vai tanto os meus esforços. e percebi que estava montada em um cavalo de madeira.


laiz - 25/05/2011 13:05:45

Deus tem sempre o melhor para os seus servos, mas para ser abençoado é preciso olhar para cristo, avante, para o alvo que é nosso AMADO JESUS CRITO.obrigada por essas palavras falou profundamente ao meu coração.PAZ DO SENHOR!!!

Ana Júlia Silva - 18/08/2011 9:38:52

Ótima reflexão..atento apenas para alguns erros ortográicos.

celly - 01/09/2011 11:09:39

Linda msg, abrigada pastor, ela toca
em mim tbém, pois acho que ainda estou neste
cavalo, mais com Jesus consigo sair,pois Ele
sempre tem o melhor para os seus.
A Paz do Senhor.

celly - 01/09/2011 11:10:57

Sabrina - 16/09/2011 15:24:34

Amém, Pastor.
que Deus continue a te usar desta forma tão especial.

A.P.S. - 02/07/2012 18:41:32

Olá Pr. Oséas
Sua mensagem é realmente a voz de Deus.Que bom q o Espírito Santo ainda usa pessoas nas ASS.DE DEUS, porque percebi q a hipocrisia do fariseu e a falta de conhecimento do evangelho de Cristo e soberba são os maiores problemas deste ministério; no qual vivi 8 anos, em que vi muitos se apoiando em religião, em roupas e costumes e deixando a libertação e o amor para trás e os escândalos para frente.E hoje estou lutando para continuar com muito esforço fazer a obra de Deus em um Ministério abençoado SEM OLHAR PARA TRÁS.Que Deus te abençoe!!!

Monike Dias - 12/07/2012 14:04:43

Pastor ....
eu era noiva há 4 anos e trai meu noivo..faltava 8 meses para o casamento, com casa,festa,vestido...ele descobriu e acabou tudo...depois de três semanas ele reencontrou uma ex namorada que tinha namorado antes de mim e estão juntos até hj...mas meu coração ainda não esqueceu choro sempre e me arrependo amargamente de tudo que fiz...só Deus sabe a dor que sinto....tenho orado a Deus por uma resposta...não aguento mais a dor que sinto no meu peito todos os dias....eu vivo mt triste....me ajude Pastor....
Desde já agradeço..
a PAZ DO SENHOR..
Monike Dias

Hedilene - 19/07/2012 11:17:48

Eu precisava muito ler isto, Deus o abençoe.

Ana - 25/11/2012 0:31:14

Na procura do significado de ermo encontrei este depoimento, gostei muito pois também me sinto como se estivesse no cavalo vermelho. As lembranças e frustrações do passado faz com que eu me sinta impotente diante do futuro, pois vejo que as pessoas que fizeram parte do meu passado conseguiram ser felizes, realizadas e eu não consegui sair do lugar até hoje.Sinto que tenho dons e talentos mas não os tenho deixado fluir pois me sinto muito pequena diante de tudo isso, acho que minha fala não convence ninguém, pois todos veem que faltam frutos na minha vida.Me ajude em oração, pois sei que Jesus quer que eu não olhe para trás , mas que eu prossiga.
Grata

marcos - 27/12/2012 18:29:58

Só tenho de ter cuidado para que Cristo realmente cresça e eu diminua. Assim a sua suficiência seja a razão de minha vida, não importa as circunstâncias. Tudo posso em Cristo que me fortalece. Na fome ou na fartura tenho que te louvar Senhor.

marcela duarte - 03/09/2013 9:07:50

Benção essa reflexão, é bem verdade que essas cordas do passado nos amarram de tal maneira que prosseguem conosco sem sequer percebermos... Deus o abençoe pr. por abrir nossos olhos e corações

Camila - 07/02/2014 19:37:37

Obrigada. Me ajudou muito. Deus lhe abençoe.

ELENA DE SOUZA - 19/05/2014 22:34:23

SÓ PARA INSERIR UM PERFIU QUE ESQUECI-ME DE FAZE-LO ANTES.OBRIGADA.

candidabrugni - 07/07/2014 9:14:11

OBRIGADA. ESTUDO MUITO VALIOSO .JESUS CONTINUE ABENÇOA-LO.

anderso - 06/08/2014 22:13:21

o passado são algemas e amarras que nos impede, de prosseguir, por um novo e incomensurável caminho, Proposto por Deus. por isso, se o nosso Deus já quebrou as correntes, e cortou as amarras, devemos viver o presente e olhar pro futuro, crendo nos seus novos, e sublimes milagres em nossas vidas..

josiel - 18/08/2014 0:16:53

Reflexoes como essa nos elevam e nos trazem de volta para o altar de Deus. Muito obrigado por essa palavra

wiliane - 04/10/2014 16:04:03

um alimento bem espirituall gostei!!

jorge - 08/09/2015 10:56:44

Excelente mensagem. Me fez refletir sobre o abrir mão do velho para poder ter acesso ao novo.

Maria Betania Pedro - 31/10/2015 21:25:45

gst muito.edificou a minha vida. Deus o abencoe Pastor

paulo de andrade - 01/03/2016 22:13:53

parabéns! pastor precisava ouvir essa mensagem, e tomar uma direção para minha vida.

Pr Alcinesio jose de sant - 02/05/2016 23:30:49

Essa mensagem me impactou. Que Deus continue usando esse vaso.

rafaela - 22/06/2016 20:45:24

lisa - 14/09/2016 11:22:15

Deus cuida tanto de nós que fala conosco através de várias formas, e uma delas foi essa. Obrigada Deus por ter misericórdia e cuidar de mim, em meio as afliçoes. Deus é tremendo, e tem cuidado de cada um de nós.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.