Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Os filhos de Zebedel pedem a grandeza, Jesus lhes oferece o cálice

Alguns de nós buscamos alcançar o que os outros já têm e alcançaram, mas não queremos pagar o preço que pagaram para conquistar.
Exibições: 26728 Comentários : 12

E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.  (MATEUS 20:21,22).

É no mínimo ousada a forma como Tiago e João pedem para sua mãe pedir a Jesus os dois lugares de honra ao lado do trono dEle em seu governo e reinado. Os outros discípulos parecem que se sentiram traídos por eles e ficaram indignados com o pedido feito e a forma aparentemente ardilosa como foi feito. Mais chego a acreditar que ficaram ainda mais enfurecidos por não terem eles mesmos tido essa ideia antes de Tiago e João.

Pergunto-me se Tiago e João sabiam a gravidade de sua pergunta e gravidade da resposta dada por Jesus. Fico admirado por que eles nem se quer perguntar o que era o cálice é esse e que batismo era o que Jesus se referia. Tiago e João não tinham noção do tamanho da consequência do desejo por grandeza e nobreza. Um pedido ousado, carregado de vaidades. Eles buscavam não apenas um lugar de mais principalmente de comando no reino. Ser um primeiro ministro ou chefe supremo das forças armadas do reino dos céus ou coisa parecida. O certo é que eles queriam as duas mais elevadas posições do reino. Que susto não tiveram ao ouvir Jesus lhes oferecer um cálice amargo ao invés do trono a sua direita e esquerda.

É uma grande tolice a nossa pensar em grandeza, prosperidade e posição sem nos lembrarmos do CÁLICE que precisamos beber. Sempre que apresentamos a Deus um pedido por grandeza Ele nos dará um cálice que depois de ser bebido nos levará a grandeza.

Alguns de nós buscamos alcançar o que os outros já têm e alcançaram, mas não queremos pagar o preço que pagaram para conquistar. E assim como Tiago e João, não focamos nas prioridades e alicerces que precisamos construir antes de trilhar o caminho da grandeza. Jesus ensinou que se alguém quer construir uma grande obra precisa avaliar se ele já reuniu tudo que precisa para termina-la.

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?" (Lucas 14 : 28)

Na maioria das vezes nos concentramos muito mais em nossos objetivos de ordem pessoal do que nos centralizamos em Deus. Somos sempre tendenciosos a servi sempre antes de tudo os nossos anseios. Não preparamos o caminho, não reservamos forças e nem nos dedicamos de maneira verdadeira ao que realmente queremos alcança. Na nossa maneira medíocre de pensar achamos que aqueles que conquistaram alguma coisa simplesmente tiveram sorte. Na verdade eles estavam no lugar certo na hora certo e tinham preparo. Sucesso é a junção de preparo e oportunidade. Eles pagaram o preço. Para Jesus o que era ter sucesso? Curar alguns enfermos? Ressuscitar mortos, expulsar demônios? Dizer algumas palavras de amor? NÃO! Isso fazia parte da caminhada para o sucesso. O sucesso para Jesus era a salvação da alma dos perdidos e não apenas expulsar o demônios de alguns e curar e ressuscitar outros.

Jesus sabia muito bem o preço do sucesso. Ele sabia que devia pagar o preço sofrendo e morrendo na cruz para salvar a humanidade. Esse era o preço para que ele reinasse sobre todos nós. João e Tiago querem sentar a sua direita e a sua esquerda mais querem fazer isso sem conhecer a jornada, eles querem isso sem saber o preço a pagar. Jesus então adverte os filhos de Zebedeu sobre o perigo dos desejos e das escolhas. Existe muita gente desejando posição e poder, mais não tem nenhum preparo para tal e desconhecem o preço a pagar.

Uma das maiores lições que eu aprendi na vida é nunca aspirar ou invejar a posição ou as realizações de uma outra pessoa até que eu conheça o preço que ela pagou para chegar lá. Todo sucesso verdadeiro e duradouro tem um preço alto a ser pago. Os grandes lideres dessa terra não são conhecidos pelas medalhas em seu peito e sim pelas marcas e cicatrizes em suas costas, o preço que pagaram pela grandeza. Quando o apostolo Paulo viu as pessoas colocando o seu apostolado em descredito considerando que ele não era apostolo ele disse:

"Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." (Gálatas 6 : 17)

Paulo tinha as marcas da dor e as cicatrizes da perseguição que sofria por pregar o evangelho ao gentios. Ele bebeu o cálice e pagou o preço pela grandeza e por isso seu nome é lembrando como Paulo o maior dos apóstolos de Jesus.

Alcançar a grandeza nunca tem haver com o que você aspira deseja ou sonha, não tem nada haver com sorte. A grandeza tem haver com o esforço, suor e com preço a pagar por essa grandeza. (Mateus 20:21,22)

Esses dois discípulos no entanto parecem querer manipular Jesus quando pedem que sua mão faça o pedido e não eles diretamente. O desejo por grandeza e liderança é normal e justo, mais manipular o sistema seja ele politico ou eclesiástico para obter posição e liderança, trará mais vergonha do que respeito. Jesus não descartou a ideia de que uma pessoa pudesse realmente alcançar a honrar de se assentar ao seu lado no reino dos céus, mais apenas fazer a inscrição para tal cargo exigia que o candidato bebesse o cálice do martírio.

Jesus disse a Tiago e João.

- O que vocês estão pedindo foge a compreensão de vocês, mais posso garantir que tentando me manipular vocês não conseguiram. Existe um preço, um cálice a ser bebido o nome desse cálice é martírio, e eu logo beberei dele. Você podem bebe-lo comigo?

Tiago e João nem se importaram em perguntar pelo preço, disseram sem pensar: seja qual for podemos pagar! Dinheiro e títulos não fazem lideres, cálices bem bebidos produzem lideres de excelência. Jesus pagou o preço para esta onde estava. Então Jesus da à segunda coisa que eles precisam fazer para serem grandes no reino dos céus.

- O maior entre você será aquele que pagar o preço servindo o outro com amor e alegria.

Ninguém será grande se não pagar o preço, não se esquive dele nem fuja do mesmo, se você quer alcançar a grandeza pague o preço que ela exige, e relaxe, ninguém vai pagar o preço por você, você terá que paga-lo sozinho.

E qual será o preço para a grandeza? Na verdade eu não sei qual o preço que você deverá para, eu conheço apenas o que existe no cálice que eu devo beber para alcançar a grandeza que quero. No seu cálice com certeza está um vinho e um preço diferente do meu. Não somos nos que escolhemos o preço e não é Deus quem define o preço a ser pago e sim as nossas escolhas na vida e o meio em que você vive e o influencia.

Temos um cálice para beber nessa vida, todos nós temos um, e só encontraremos a grandeza quando o bebermos totalmente.

Naquele que bebeu o mais amargo dos cálice motivado por compaixão e amor...

Pr. Oséas Pontes

Pastor Pres. da AD - Shekinah em Teresina/PI, Vice-Pres. e Pres. do Conselho de Ética da CEADEP - Convenção Estadual das AD - Shekinah Estado do Piauí, Presidente da Comissão de Temário da União de Ministros da AD do Nordeste e e Vice Presidente do Conselho de Ética da Convenção Geral das AD no Brasil. oseaspontes.blogspot.com.br

Pr.  Oséas Pontes

Comentários


Eddie Morgan - 18/08/2013 12:22:02

o que prova que aqueles que estarão com Cristo nos céu, desde a fundação do mundo já estão selecionados por Deus, não adianta vir aqui alguns e dizer que "eu" estarei com Jesus nos Céus, estes estão completamente enganados, a prova está escancarada ai, observem Mateus 20:21,22 os que estarão com Jesus um dia no céu já estão selecionados e quando partirão? tudo no tempo de Deus

site evangelizadores sem fronteiras / ://noticias-do-reino.comunidades.net

pastor aldemar alves da m - 06/11/2013 18:14:04

gostei do estudo ,meus parabens,para mim foi edificante

yolanda lopes de oliveira - 31/07/2014 16:29:05

muito bom gostei muito Deus é Comtigo

carlos - 17/08/2015 15:07:49

muito bom

Sergio - 14/02/2016 14:59:48

Muito edificante.
E que possamos a cada dia aprender a ser servo.

Fatimo - 17/05/2016 11:10:01

Muito bom, Deus te abençoe. realmente queremos a glória mas pagar o preço é outra história.

ANTONIO CARLOS BARBOSA DO - 09/06/2016 14:45:26

TODOS ALMEJA O SUCESSO E AS RIQUEZAS DESTA VIDA EM TODOS OS SENTIDOS ESPIRITUAIS E MATERIAIS,MAIS PAGAR O PREÇO SAO POUCOS OS QUE SE APRESENTAM PARA TE LOS.JESUS NOS DEU O EXEMPLO , VAMOS SEGUI LOS, AMEM.

Fernando - 24/09/2016 13:30:21

tremendamente edificante...

adriavania - 19/12/2016 11:38:12

vania - 24/01/2017 14:14:43

Gostei muito, parabéns

Tania Nogueira - 06/06/2017 18:09:48

E muito edificante, ouvir palavras de sabedoria;Temos que esperar, o tempo de Deus em nossas vidas nos sujeitando a vontade perfeita do nosso mestre trabalhando com toda sujeição e obediência para que no tempo oportuno ele nos exalte.

Rosana felix - 19/11/2017 11:30:33

Muito bom gostei do ensinamento.

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.