Publicidade publicidade | Portal Evangélico

Deserto, um lugar de aprendizado

“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração”
Exibições: 13104 Comentários : 19

Quando pensamos em deserto, acredito que uma das primeiras coisas que nos vem à mente é: Dificuldades. Deserto é literalmente um lugar difícil de viver, onde não nos são permitidos regalias ou qualquer tipo de privilégio. Quando entramos no deserto, automaticamente saímos da nossa zona de conforto ficando sujeitos a todos os tipos de escassez. Deserto é lugar de sofrimento, de angústia, de cobranças, de solidão, de ansiedade, de murmurações, de dificuldades, mas o mais importante: Deserto é lugar de aprendizado e crescimento.

Quando declaramos que Deus é o Senhor das nossas vidas, logo entendemos que é necessário deixá-lo nos conduzir completamente e isso inclui não só permitir que o mesmo indique o caminho pelo qual devemos seguir, mas verdadeiramente segui-lo. Contudo isso não é muito fácil, até porque nem sempre o caminho que o Senhor nos direciona é sempre o mais fácil e o mais curto, pelo contrário, Deus nos ama muito e tem grandes projetos para cada um de nós, infelizmente nem sempre estamos preparados; necessitamos dia a dia ser trabalhados, ou seja, preparados para que estes projetos possam se concretizar. Por quê? Porque na maioria das vezes, não valorizamos aquilo que recebemos principalmente aquilo que nos vem de maneira fácil. Já imaginou se as coisas pra nós caíssem do céu? Nossa que maravilha seria, mas com certeza não valorizaríamos tanto quanto aquelas que nos custam certo esforço para alcançá-las.

Conhecendo-nos como Deus nos conhece, entende que precisamos ser tratados para receber aquilo que ele tem pra nós, este é um dos principais motivos pelo qual o Senhor nos leva ao deserto, para nos orientar, nos ensinar e nos mostrar exatamente como quer que sejamos e façamos as coisas. Deus nos leva ao deserto para que possa falar ao nosso coração.

“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração”. (Oséias 2:14)

Por que Deus escolheria o deserto para falar ao nosso coração? Logicamente por ser um lugar em que nos encontramos sozinhos, abandonados, tristes, atribulados etc. E exatamente quando estamos neste estado de espírito é que paramos não só para buscar ao Senhor, mas também para escutá-lo. Como diz o apostolo Paulo:

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Corintios 12:10)

Deus fala conosco todo o tempo, mas nós só o escutamos quando e como decidimos escutar. Quando estamos bem, cercados de pessoas à nossa volta, com uma vida social ativa, dinheiro sobrando na conta, à família em paz, todos os quem amamos com saúde, estamos bem empregados, alegres e sem qualquer tipo de “problema”, dificilmente temos disposição para ouvir a voz de Deus, não que ele não esteja falando, mas porque muitas vezes simplesmente decidíssemos que não precisamos ouvi-lo.

Se formos inteligentes a tão certo ponto, logo enxergaremos que quando isso acontece nos encontramos com um dos maiores problemas da nossa vida, a independência de Deus. Estamos inconscientemente controlando a nossa vida. Digo inconsciente, por que quem é servo do Deus altíssimo é totalmente consciente de que depende de Deus, sabe que sem ele nada pode fazer e deseja ardentemente estar no centro da sua vontade. Sendo assim, o próprio Deus se encarrega de resolver o problema. Por amor, zelo, cuidado e misericórdia, somos levados por ele ao “deserto espiritual”, com o objetivo de sermos tratados, para que possamos voltar e deixá-lo novamente no controle e total direção da nossa vida.

É neste deserto que as coisas acontecem, onde sozinhos, abandonados e atribulados temos a oportunidade de assumir e reconhecer o quanto necessitamos de Deus. De brinde ainda recebemos um tratamento exclusivo, onde somos quebrantados, estraçalhados, levados à casa do oleiro, para que seja feito um novo vaso. Onde o nosso orgulho, soberba, ego e coisas do tipo, são totalmente extintos, passamos a compreender a nossa verdadeira posição de servo e a posição de Deus como Senhor.

Mônica Bastos

Administradora de Empresas, Coach Executiva, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Coach Política, Coach Life, Analista Comportamental, Palestrante de Liderança, Professora de Escola Bíblica e Conferencista. 

Mônica Bastos

Comentários


Pr. Luciano Póvoa - 23/09/2013 9:45:25

muito usada vc filha que o Sr. Espirto Santo continue te usando assim desta forma linda.

carlos - 26/09/2013 9:44:29

muito bom,estas palavras edificam mais e mais o sr.jesus no meu coração,obrigado que o sr te abençoe a cada dia mais.

Mônica Bastos - 29/09/2013 10:34:01

Pr. Luciano Póvoa, que assim seja.Que Deus o abençoe continuamente.

MONICA BASTOS - 29/09/2013 10:36:45

Carlos e Nani,grande abraço.Que nosso pai celestial continue direcionando seus passos.

Jaalcione - 01/10/2013 23:03:54

Que Deus continue te abençoando estava precisando muito de palavras como essas

Mônica Bastos - 04/10/2013 11:33:41

Jaalcione, Deus é maravilhoso e cuida muito bem de seus filhos.A sua palavra verdadeiramente nos alimenta e sempre chega na hora certa.Que Deus a abençoe sempre.

joão de sousa junior - 06/10/2013 18:50:53

ótima postagem!!! eu creio nessa mensagem!!

Mônica Bastos - 06/10/2013 23:46:12

Olá João, fico feliz que tenha gostado. Que Deus o abençoe.

antonio - 28/10/2013 15:42:00

Olá,obrigado por esta mensagem,realmente deserto ninguém gosta,mas DEUS sabe todas as coisas,e ele nos ama.

sueli - 30/10/2013 11:48:09

palavra abençoada.
deserto e lugar de aprendizado, que Deus te abençoa a cada dia.

Monica Bastos - 02/11/2013 23:46:21

Com certeza Sueli, deserto é lugar de aprendizado.Que Deus a abençoe sempre.

marcos - 11/11/2013 16:01:05

Existem pessoas boas no que fazem, mas você não é boa no que faz; é excelente. Seus textos são muito profundos, e faz com que as pessoas que o apreciam, se motivem, meditem e se edifiquem. Que Deus te abençoe.

Mônica Bastos - 13/11/2013 23:15:08

É verdade Antônio.Abraços.

Mônica Bastos - 13/11/2013 23:17:42

Olá Marcos, na verdade é o Espírito Santo.Fico feliz em saber que estou levando a palavra de Deus de uma forma que todos possam compreendê-la e principalmente se edificarem.Que Deus o abençoe sempre.

Marli Miguel Tavares - 18/11/2013 17:01:58

Mônica, é maravilhoso encontrarmos jovens comprometidos com o senhor Jesus e a grande seara. Você é uma delas, posso afirmar, de acôrdo com a orientação do Espírito Santo. Tenho dois filhos, Rodrigo, 27 anos e Douglas, 23, receberam o chamado, mas não permaneceram. Ambos tem chamada e vão honrá-la em nome do Senhor Jesus Cristo, mas o tempo pertence ao Senhor. Por favor, me ajude orando por êles. Deus te abençoe e cubra de bençãos em todas as áreas da sua vida.

Mônica Bastos - 27/11/2013 14:17:40

Olá Marli, obrigada pelo carinho.Que Deus abençoe grandemente a tua família.Creio que seus filhos honrarão o chamado de Deus na vida deles.Oremos.Abraços.

marcos - 15/09/2015 17:00:04

estou passando por um deserto mais o bom que Deus tem falado comigo e colocando pessoas abençoada no meu caminho tenho aprendido muito e cada dia q passo fico mais louco por jesus Deus abençoe

Mônica Bastos - 02/11/2016 1:48:15

Marcos,você sairá desse deserto.Que Deus te abençoe.Fique em paz.

Blanca - 18/10/2019 14:23:55

Uma pessoa que não conhece a Jesus também passa por este mesmo tratamento? Deus leva e fala com ele no deserto também?

Você pode selecionar um ou mais smiley face para inserir em seu comentário

Todos os comentários nesta página estão sujeitas aos nossos Termos de Uso e não refletem necessariamente a opinião do Portal Fiel ou dos seus colaboradores. Ajude-nos a acompanhar os comentários que são ilegais, prejudicial, ameaçador, abusivo, vexatório, difamatório, vulgar, obsceno, odioso, ou racial, étnico ou censurável.

Artigos

Para sua edificação
Aspiração ou cobiça? 2015-07-17 14:20:27

Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo

A Tentação de Jesus - Subsídio Para Lição Bíblica 2015-05-21 10:39:43

Satanás intentou frustrar o ministério de Jesus pouco antes do seu início.

O segredo para chegar ao topo 2015-05-21 10:25:54

Podemos até acordar e decidir subir uma montanha, no entanto, sabemos que não é como ir ao

6 passos para o novo nascimento 2015-04-16 11:27:25

Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, àqueles que querem recomeçar de maneira difere

Copyright © Portal Fiel - Gospel | Teresina | Piauí - Todos os Direitos Reservados

 

As imagens utilizadas neste site são frutos de pesquisas na internet, e podem possuir direitos autorais. Caso seja o autor de alguma imagem e gostaria de ter seu nome incluído ou mesmo não permitir o uso da imagem entre em contato com o site.